Governo do Estado garante atendimento oftalmológico de alta complexidade

Ação vai realizar 15 mil consultas e três mil cirurgias por mês

suely_melo_saude_foto_gleilson_miranda_02.jpg
programa_cuidando_dos_seus_olhos_foto_angela_peres_03.jpg
programa_cuidando_dos_seus_olhos_foto_angela_peres_07.jpg

Programa Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos. Uma ação do governo do Acre para atender a população acreana com serviços de oftalmologia (Foto: Angela Peres/Secom)

Programa Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos. Uma ação do governo do Acre que visa atender a população acreana com serviços de oftalmologia. Na manhã desta segunda-feira, 20, a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, concedeu uma coletiva à imprensa para falar como serão desenvolvidos o projeto e o cronograma de atendimento, além de informar as pessoas sobre os serviços oferecidos.

Os atendimentos ambulatoriais estão sendo realizados desde o dia 15, em fase experimental. O governador Tião Viana fará o lançamento oficial do programa nesta quarta-feira, 22, às 10 horas, no Hospital das Clínicas de Rio Branco (HC).

De acordo com Suely Melo, o programa é uma iniciativa do governo do Acre, em parceria com o Centro Oftalmológico de Referência Humanizada de Ribeirão Preto (SP), e representa uma grande conquista para a população acreana. O Acre é  o segundo Estado a desenvolver esse tipo de ação.

“Nós teremos um ganho social muito grande com esse programa. Ademais, haverá uma organização nos serviços médicos em oftalmologia em nosso Estado. Essa equipe tem as características que nosso governo almeja. Eles não se preocupam somente em recuperar a visão do paciente, não pensam só em ganhar dinheiro, mas a prioridade é oferecer um tratamento humanizado”, enfatiza Melo.

A secretária informa ainda que todos os problemas relacionados à visão serão resolvidos por meio desse programa, pois a equipe tem uma capacidade cirúrgica de alta complexidade com 100% de resolutividade.

A ação irá realizar 15 mil consultas e três mil cirurgias por mês, totalizando 35 mil atendimentos por ano. Além disso, os atendimentos serão realizados nas localidades de difícil acesso e nas aldeias indígenas.

“Iremos atender toda a demanda, porém, nesse primeiro momento, as pessoas acima de 50 anos e aquelas com casos graves terão atendimento preferencial. Temos uma faixa de 49 mil idosos, sendo que 50% podem apresentar casos de catarata. Nosso objetivo é zerar a fila de espera, que hoje é muito grande, na área de oftalmologia do serviço público de saúde do Acre”, informa a secretária.

O Centro Avançado de Oftalmologia é uma instituição bem estruturada, composta por profissionais altamente capacitados e qualificados, sendo que todos os procedimentos terão custo conforme a Tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). 15 profissionais, entre cirurgiões e clínicos, já estão no Estado para atender a população.

Os atendimentos ocorrem todos os dias em horário integral, incluindo sábados, domingos e feriados. Para ser atendido, o paciente deve portar o RG e o cartão do SUS.

Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone 0800-6470404.

Mais de 400 pessoas já  foram beneficiadas pelo Programa Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos

A servidora pública Maria das Graças Oliveira estava ansiosa na sala de espera do Hospital das Clínicas em Rio Branco na manhã desta segunda-feira. Com a visão alterada pela catarata há alguns anos, ela faz parte do grupo de 450 pessoas que foram operadas na primeira fase da etapa de cirurgias do Programa Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos.

“Antes de entrar para a cirurgia estava nervosa, mas logo fui acolhida pelos profissionais. Agora vi que o procedimento é indolor e rápido. Os equipamentos são muito modernos e a equipe médica transmite tranquilidade. Estou muito feliz”, conta Maria das Graças.

programa_cuidando_dos_seus_olhos_foto_angela_peres_06.jpg

Além das intervenções de catarata, também foram realizados 100 pequenos procedimentos oftalmológicos. Os atendimentos foram agendados na semana passada, quando os pacientes fizeram a consulta (Foto: Angela Peres/Secom)

Além das intervenções de catarata, também foram realizados 100 pequenos procedimentos oftalmológicos. Os atendimentos foram agendados na semana passada, quando os pacientes fizeram a consulta. A rapidez entre o momento em que o paciente é  atendido no ambulatório, recebe o diagnóstico e marca a cirurgia, caso haja necessidade, foi destacada pelo encanador Antônio Carneiro da Rocha. “Para quem trabalha é melhor não gastar tempo. A maior dificuldade era o tempo de espera. Fazer essa cirurgia é a realização de um sonho, o de voltar a enxergar como antes”, disse.

A necessidade de uma visão perfeita também é compartilhada pela aposentada Raimunda de Souza. “Mesmo com certa idade, ainda ando sozinha para resolver minhas coisas. Espero que tudo corra bem e eu volte a ver com nitidez.”

De acordo com o oftalmologista Fábio Vieira, os pacientes contam com uma equipe qualificada e equipamentos de alta tecnologia. A intervenção cirúrgica para retirada da catarata é realizada por um facoemulsificador, que foi desenvolvido com tecnologia ultrassônica e proporciona menor tempo de cirurgia (em média cinco minutos), menor incisão cirúrgica e a possibilidade de colocar lentes intraoculares dobráveis.

“Em muitos casos conseguimos corrigir o grau, evitando que paciente utilizem óculos. Mesmo sendo rápida, não podemos banalizar a cirurgia. Nossos profissionais não têm menos que cinco mil cirurgias já realizadas”, disse.

As intervenções cirúrgicas serão realizadas entre os dias 20 e 25 de cada mês. As pessoas interessadas devem se dirigir ao Hospital das Clínicas das 8 às 17 horas, de segunda a segunda.

Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter