Governo do Estado forma turmas de técnico em enfermagem no Juruá

Investimento garante profissionais com qualificação para melhorar atendimento dos serviços de saúde no Acre

formatura_tecnicos_enfermagem_onofre_brito_09.jpg

Diretor Presidente do IDM, Irailton Lima, na solenidade de conclusão do curso (Foto: Onofre Brito/Secom)

formatura_tecnicos_enfermagem_onofre_brito_05.jpg

Técnicos em enfermagem fizeram o juramento de formatura (Foto: Onofre Brito/Secom)

Depois de dois anos e meio de curso, chega o esperado dia da formatura. O evento aconteceu no último fim de semana, no templo da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, em Cruzeiro do Sul.  As três turmas constituídas de 107 alunos recém formados técnicos de enfermagem são dos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Guajará no Amazonas. O curso oferecido na Escola técnica Maria Moreira é resultado da parceria mantida entre o Governo do Estado, através do Instituto Dom Moacir, as prefeituras municipais e o Ministério da saúde.

A formação para técnicos em enfermagem acontece no Acre desde 2004. Nas últimas semanas, turmas também foram certificadas em Marechal Thaumaturgo e Feijó. As formaturas que acontecem são dos cursos que iniciaram em 2007 e somam um total de 600 profissionais de enfermagem qualificados, que a partir de agora vão melhorar e ampliar o sistema de saúde no Estado. 

Para o formando Joel Queiroz, de Cruzeiro do Sul, o curso proporciona um melhor preparo na qualidade do atendimento oferecido à população. "Agora não somos somente meros servidores, mas sim profissionais da área da saúde, e estamos preparados para todo tipo de atendimento".

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Jebson Medeiros, destaca que os cursos oferecidos pela escola Maria Moreira são de alta qualidade e têm revolucionado a profissão. Ele enfatiza que antes o desempenho da profissão acontecia sem a ciência ao seu lado, mas agora apresenta uma nova realidade onde os conhecimentos científicos e a técnica se encontram.

Quase 80% dos formandos já atuam na área da saúde. A capacitação cumpre exigência do Ministério da Saúde que busca regulamentar os trabalhadores que exerciam a profissão, quando detectou que no Brasil existiam cerca de 230 mil pessoas que atuavam sem formação profissional. Irailton Lima, Diretor Presidente do Instituto Dom Moacir, relata que o objetivo do Governo do Estado em oferecer as formações, é justamente reconhecer o direito de profissionalização dos trabalhadores, na medida em que se melhora a qualidade do serviço público prestado para a população, como compromisso assumido pelo Governador Binho Marques. "O profissional que passa por uma formação tem um desempenho superior a quem não é formado e isso favorece em muito a população".

formatura_tecnicos_enfermagem_onofre_brito_13.jpg

A turma de 107 alunos na formatura. Agora, eles são profissionais preparados para melhorar a qualidade de atendimento do serviço de saúde no Acre (Foto: Onofre Brito/Secom)

A nova etapa de formação que se inicia agora, através do instituto Dom Moacir e respectivos parceiros, se destina aos agentes comunitários de saúde. A meta é formar mais de 1.300 agentes em todo o Estado em aproximadamente dois anos.


Galeria de Imagens

{gallery}galeria_formatura_enfermagem{/gallery}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter