Governo do Estado forma primeira turma de gerentes de projeto do Acre

Profissionais estão capacitados para operar o Sistema Integrado de Monitoramento, ferramenta que controla as ações de governo

Um grupo de 45 profissionais altamente qualificados se prepara, depois de um ano e meio, para a cerimônia de formatura em uma solenidade simples, quase simbólica, que marca o rito de passagem não apenas desse grupo, mas da gestão pública no Acre. Os novos gestores de projetos foram formados em curso inédito criado pela Fundação Getúlio Vargas especialmente para o modelo desenvolvido pelo Estado, que busca a eficiência da máquina pública tendo como visão de futuro a meta de fazer do Acre o melhor lugar para se viver na Amazônia com foco voltado para a comunidade.

Inexistente no Brasil, criado com metodologia própria baseada em guia internacional de gerenciamento de projetos, o curso é um investimento em formação de excelência de servidores públicos que agora estão capacitados para operar o Sistema Integrado de Monitoramento, o SIM, elaborado pelo Governo do Estado para controlar ações simultâneas de programas estruturantes e complementares desenvolvidos no Acre. Os novos gerentes de projetos farão as diversas leituras de cenários oferecendo aos gestores a possibilidade de fazer escolhas a partir de uma gama de informações disponíveis evitando assim o desperdício de recursos e materiais, a sobreposição de atividades de duas ou mais pastas, prevendo o planejamento detalhado de orçamentos e prazos mais corretos, aferindo melhor a qualidade das obras, com a possibilidade de corrigir erros antes da execução dos projetos.

Outro ponto positivo é melhoria na comunicação entre as diferentes áreas do governo. "É o estado evoluindo para o estágio empresarial com apresentação de resultados, saindo da autocracia para o empoderamento das comunidades. Temos então a certeza de que os projetos terão continuidade independente de governos", explica José Carlos, diretor executivo de planos e programas estruturantes em exercício.

Foram quatro anos construindo o sistema que pode ser operado por meio de intranet e internet com controle de acesso de todos os dados a partir da senha do usuário. A segurança é a mesma utilizada pelo sistema bancário. "É muito seguro. O Acre está entre os melhores do ranking na vanguarda das tecnologias de gestão no Brasil", diz Demetrios Batista, analista de planejamento de Inclusão Social. Os novos gerentes, cuja profissão foi incluída na Classificação Brasileira de Ocupações há cerca de dois anos, têm formação público-privada.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter