Governo do Estado forma 592 soldados nesta quarta-feira

Efetivo será distribuído entre as regionais do Estado e estará nas ruas a partir desta semana

1258056681_curso_de_formacao_da_pm_foto_sergio_vale_18.jpg

São 592 novos policiais militares que reforçam a segurança no Acre após curso de formação (Foto: Sérgio Vale/Arquivo Secom)

Aprovados em concurso após processo seletivo rígido que impôs avaliações físicas, psicológicas, provas objetivas, inspeção técnica e investigação criminal, os 592 soldados dos 600 que iniciaram e resistiram a um ano de curso de formação vencem a última etapa desta trajetória nesta quarta-feira, 25, quando participam da solenidade de formatura às 18 horas, em frente ao quartel da Polícia Militar. O novo efetivo, que representa 30% de aumento no quadro da PM, está preparado e começa a atuar a partir desta quinta-feira na capital e demais regionais do Estado.

A distribuição está sendo elaborada pelo comando da Polícia Militar. Na Regional I, composta pelos municípios do Baixo Acre, devem permanecer 444 policiais, sendo que 385 deles somente na capital. O curso de formação foi pautado em novo momento do policiamento e reflete a política do Governo do Estado de integração do sistema e que recebe investimentos na ordem de quase R$ 1 milhão somente para a contratação para os novos policiais, além do reforço em equipamentos, viaturas, armas e capacitação de servidores. Medidas convergem para a implantação de ações que aliam técnica, padronização dos procedimentos, profundo conhecimento dos fatores externos que resultam na atuação da Segurança Pública.

O perfil do efetivo de 592 soldados indica um policial bem preparado para atuar dentro da estrutura da sociedade e atender suas demandas. Os novos policiais têm entre 20 e 30 anos, sendo que 79% do total possuem formação acadêmica e os outros 21% estão com curso de nível superior em andamento. Após mais de 1.500 horas de aulas em que tiveram acesso a 50 diferentes disciplinas, como policiamento comunitário, sociologia, antropologia, direitos humanos, técnicas de tiro, abordagem, trânsito, os soldados têm ainda conhecimento razoável em áreas como saúde pública, justiça, educação.

"O universo da atividade policial é complexo. O objetivo é que este policial cumpra a função com mais qualidade, estando onde realmente seja necessário. A partir de quinta-feira a população vai sentir o impacto desta nova atuação quando eles já estarão nas ruas. Ele será um promotor dos direitos do cidadão", explica o subcomandante da Polícia Militar, coronel Paulo César Santos.

A solenidade de formatura terá a presença do Governador Binho Marques, da secretária de Segurança Pública, Márcia Regina, o comandante da Polícia Militar, coronel Romário Célio e a participação de cerca de 3 mil convidados, familiares e amigos dos formandos. Um esquema especial está sendo preparado para organizar o trânsito antes e durante a cerimônia para não prejudicar o tráfego na região central da cidade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter