Saúde, bem-estar e dignidade. Estas são algumas das áreas que o governo do Estado tem priorizado e investido em sua gestão. A prova do compromisso com a saúde dos trabalhadores do Sistema Penitenciário pode ser vista e ouvida no canteiro de obras montado na rua Marechal Deodoro, em Rio Branco. O som das ferramentas anuncia uma das maiores conquistas do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), a construção do prédio onde funcionará o Centro de Atendimento ao Servidor Penitenciário. Com a presença de autoridades, nesta sexta-feira, 10, uma visita técnica foi realizada no local.

O secretário de Estado da Casa Civil, Jhonatan Donadoni, que acompanhou a verificação, destacou o compromisso do governo com os servidores. “Essa obra é mais um exemplo do compromisso do governador Gladson Camelí e da vice-governadora Mailza no cuidado com a população, em especial, com os servidores. Então, aqui nós vamos ter um local dedicado ao policial penal, ao servidor penitenciário, que precisa de um atendimento especializado para atender suas necessidades. O ambiente das penitenciárias é um ambiente de muita pressão, então, esse atendimento especializado vai trazer mais qualidade de vida ao servidor penitenciário.”

O presidente do Iapen, Marcos Frank Costa, disse que a obra é um investimento do governo do Acre, de mais de R$ 1,8 mil. “É uma grande obra, um grande investimento do governo, que está sendo executado juntamente com o Instituto de Administração Penitenciária e o Acreprevidência. Esse espaço é um dos principais anseios da classe e uma das políticas do governo do Estado do Acre, que é de cuidar, de ter um cuidado a mais relacionado à saúde e às condições do servidor.”

Carlos Leopoldo, presidente da Associação dos Servidores Penitenciários, falou da felicidade em ver a construção da clínica. “A gente fica feliz por ter conhecimento de ações como essa que o Iapen, com toda a estrutura de governo, está realizando pensando no servidor. É fato que a gente tem uma atividade estressante, então é importante ver ações que valorizem e se preocupem com a saúde mental e física do servidor. Parabéns ao governo, parabéns ao Iapen e a todos que estão apoiando ações como essa.”

Na clínica serão oferecidos serviços de odontologia, fisioterapia, psicologia, psiquiatria e aulas de pilates. Dois psicólogos e um psiquiatra serão contratados para a realização dos atendimentos. Todos os profissionais que vão trabalhar no local serão pagos pelo Fundo Nacional de Segurança Pública. “Vai ser uma clínica com atendimento 100% gratuito para o servidor penitenciário. Já temos todos os equipamentos que serão usados para os atendimentos e ver isso acontecendo representa a realização de um sonho e a certeza de que podemos contribuir com a saúde e qualidade de vida do servidor penitenciário. É uma real melhoria nas nossas condições de saúde”, destacou a chefe da Dasp, Adriana Maia.

Leandro Rocha, presidente do Sindicato dos Policiais Penais disse que um espaço como esse era um desejo da categoria. “Ter um apoio mais intensificado e um local mais adequado às condições físicas e psicológicas dos colegas era um anseio da nossa categoria. Então isso aqui é um avanço, é algo muito importante porque trata da saúde dos policiais penais”, destacou.

Representando o parlamento acreano, o deputado estadual Arlenilson Cunha falou sobre a satisfação de ver a obra acontecendo. “Para nós é um sentimento de muita satisfação e alegria. Hoje, principalmente como integrante de carreira, mas também representando o parlamento acreano, e como presidente da Comissão de Segurança Pública, quero parabenizar aqui a gestão do Iapen, o governo do estado, pela demonstração de prioridade e cuidado com o servidor penitenciário.”

Outro representante da classe, o vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco Joabe Lira também esteve acompanhando a obra. “A gente fica muito feliz, é uma data especial. Eu como policial penal de carreira, sei da necessidade desses profissionais que precisam desse atendimento especializado, então a gente fica feliz porque isso vai refletir diretamente na qualidade de vida do servidor, trazendo mais dignidade pra essa categoria.”

Com capacidade para atender até 50 profissionais por dia, a obra está prevista para ser concluída em abril de 2026. “Um projeto muito importante, a Previdência fica muito feliz de poder participar, de poder apoiar e propiciar isso para o servidor previdenciário, poder ajudar e estar aqui com sua equipe sempre acompanhando para que o recurso público seja gerido da melhor forma possível”, ressaltou Diego Andrade, engenheiro Civil do Acreprevidência.





