Secretaria de Turismo e Lazer e Itamaraty executam série de agendas no país vizinho para desenvolver a integração turística
A Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul) esteve no Peru semana passada, a fim de se reunir com autoridades locais e instituições para traçar metas de desenvolvimento do turismo entre os dois países, principalmente o Estado do Acre, que é um território limítrofe, principal rota de entrada para os Andes.
Acompanhando a expedição interoceânica, formada por 14 motocicletas e sete carros, que viajou desde Rio Branco até Lima, capital peruana, e que teve o apoio do governo do Estado através da Setul, a secretária Ilmara Rodrigues manteve encontro com o alcaide de Puerto Maldonado, Aldo Rengifo Kahn, com quem discutiu sobre a criação de uma embaixada do Brasil naquela cidade, já que se trata de um importante trajeto devido à grande circulação de turistas brasileiros, desburocratizando cada vez mais a imigração de turistas brasileiros e facilitando o ingresso ao seu país.
Segundo o alcalde, o grupo do Acre foi o primeiro a utilizar a ponte sobre o Rio Madre de Díos, que acaba de ser construída – uma honra, segundo ele, receber um grupo de autoridades e empresários brasileiros, provando que cada vez mais o Peru e o Brasil estão entrando em sintonia, principalmente o Acre, pela proximidade geográfica e cultural.
Em Cusco
Principal cidade turística do país, a secretária Ilmara Lima, alguns membros da expedição e o diplomata do Itamaraty, Alex Guimarães, estiveram presentes em todos os encontros a convite da secretária, a fim de fortalecer os esforços junto ao governo do Estado.
Eles também se encontraram com o alcalde Luis Arturo Florez García, que os recebeu no prédio da prefeitura local e conversaram sobre a integração entre os dois países e sobre o trabalho que vem sendo feito pelo governo do Acre.
Ali foi possível estabelecer uma relação de proximidade com o prefeito e mostrar que o acreano está feliz em poder conhecer o país vizinho através da Estrada Interoceânica, que está concluída e atrai turistas do mundo inteiro para realizar o trajeto, seja por carro, motocicleta ou mesmo por empresas de viação.
Na ocasião, a secretária o presenteou com estojo em marchetaria acreana e o convidou para fazer o mesmo trajeto que havia sido feito por ela – por terra -, atravessando a Cordilheira dos Andes.
Em Lima
Na capital peruana, a agenda foi extensa e produtiva, juntamente com representantes do Itamaraty, que tiveram um encontro com o embaixador do Brasil no Peru, que os recebeu na própria embaixada brasileira, Carlos Alfredo Lazary Teixeira. Eles trataram de vários assuntos, entre eles a criação da embaixada em Puerto Maldonado como um reforço na parte de imigração e o retorno da linha aérea Star Peru para o Estado do Acre.
Segundo a secretária, o retorno da linha é essencial para a integração entre os dois países e o estreitamento dos laços comerciais. Dessa forma, os turistas brasileiros e peruanos possuem uma opção a mais para realizar o trajeto, além da estrada, que já está em pleno funcionamento.
Segundo o embaixador Carlos Alfredo, o Acre é um Estado essencial para a importação de turistas brasileiros, e ainda disse em tom descontraído: “O Acre é o Estado que mais tem voz aqui na embaixada”.
Em seguida, a secretária reuniu-se com a diretoria administrativa da Star Peru, também em Lima, para discutir sobre o retorno da linha e a melhor forma para a operação da empresa no Estado.
Segundo a secretária, o governo do Estado não tem medido esforços para que a linha seja integrada à gama de voos semanais, pois é peça fundamental para que haja integração. O resultado da reunião foi positivo, pois foram traçadas novas metas para que o voo retorne ainda este ano.
Ainda em Lima, a equipe do governo do Estado e o Itamaraty tiveram um encontro com a equipe da Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo, a Promperu, ocasião em que foi estudada uma forma de promoção conjunta bilateral da promoção dos destinos dos dois países, em cooperação com o governo do Estado do Acre. A partir desse encontro, surgiram novas metas para a execução de projetos.
Segundo o representante do Itamaraty, Alex Guimarães, que viajou de Rio Branco até Cusco pela Estrada Interoceânica, e depois seguiu até Lima de avião, a expectativa é positiva. “Essa iniciativa da expedição nos mostra que perdemos um tempo muito grande. O Acre tinha uma realidade distante, mas agora, com a estrada, as barreiras foram rompidas, o contato agora será mais estreito e os peruanos poderão conhecer muito melhor o Brasil. O Itamaraty realiza inúmeras ações envolvendo atividades fronteiriças, e com os presidentes Dilma Rousseff e OllantaHumala, do Peru, aceleramos a integração. A expectativa é das melhores”, completou o diplomata.
A secretária de Turismo e Lazer, Ilmara Lima, ficou satisfeita com a série de assuntos tratados nessas agendas, culminando num momento importante para o desenvolvimento do turismo no Estado. “O governador Tião Viana, através da Secretaria de Turismo, tem o prazer de dividir esse momento de integração. Sentimos esse contato dinâmico a partir deste momento”, reforçou a secretária.