Governo do Estado entrega barcos e equipamentos em dois municípios

Parceria garante a prefeituras de Tarauacá (acima) e Feijó (abaixo) equipamentos para o atendimento em saúde preventiva  (Foto: Assessoria Sesacre)
Parceria garante a prefeituras de Tarauacá (acima) e Feijó (abaixo) equipamentos para o atendimento em saúde preventiva  (Foto: Assessoria Sesacre)

Parceria garante a prefeituras de Tarauacá (acima) e Feijó (abaixo) equipamentos para o atendimento em saúde preventiva (Foto: Assessoria Sesacre)

Na última terça, 19, a secretária de Saúde, Suely Melo, foi até os municípios de Tarauacá e Feijó entregar barcos, canoas e equipamentos para facilitar o deslocamento das equipes do Programa Saúde da Família Móvel (PSF), que leva atendimento básico de saúde às comunidades ribeirinhas mais isoladas.

Parte dos equipamentos foi adquirida com recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) para dar continuidade às ações previstas no âmbito do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre (Pró-Acre).

Atualmente as equipes se deslocam através de barcos alugados pelas próprias secretarias municipais de Saúde. Além dos barcos, o governo fez a doação de medicamentos.

As cerimônias de entrega foram realizadas no porto de cada  município. Em Tarauacá, foram entregues dois barcos, duas voadeiras com motor de rabeta, além dos seguintes equipamentos: estetoscópio pediátrico, estetoscópio adulto, esfigmomanômetro adulto, foco clínico, autoclave para esterilização, armário vitrine, maca portátil e balde com pedal, no valor total de quase R$ 210 mil.

Suely Melo e o secretário municipal Espiridião Kennedy Menezes assinaram o Termo de Entrega dos equipamentos na presença da prefeita Marilete Vitorino, de representantes do Conselho Municipal de Saúde, vereadores e gestores do Hospital Doutor Sansão Gomes.

“A atenção primária deveria ser resolutiva para 80% dos casos de doença, mas um dos motivos para que isso não aconteça é a dificuldade enfrentada pelos municípios com a falta de recursos e a carência de médicos e profissionais de saúde para atuar no PSF, o que impede de fazer a prevenção e promoção da saúde”, disse a secretária.

Cerca de 46% da população é rural, por isso as equipes do PSF Móvel devem fazer sete viagens ao ano para atender as vinte comunidades localizadas na região. Desde 2009 a atuação do PSF Móvel fez reduzir a mortalidade materna e infantil. Cerca de 400 comunidades e 45 mil pessoas estão sendo atendidas em todo o Estado.

 

Barcos garantem a locomoção de equipes que trabalham atendendo moradores de áreas isoladas  (Assessoria Sesacre)

Barcos garantem a locomoção de equipes que trabalham atendendo moradores de áreas isoladas (Assessoria Sesacre)

 

“Ainda não temos os indicadores de que gostaríamos. Precisamos fortalecer o acesso ao serviço e à saúde preventiva e estimular os municípios para que assumam suas responsabilidades. O Pró-Acre veio para tentar resolver esse gargalo. Também esperamos que o concurso realizado pelo Pró-Saúde supra essa necessidade de profissionais”, disse a secretária.

Com valor de mais de R$ 115 mil, foram entregues em Feijó um barco, uma voadeira e os mesmos equipamentos entregues em Tarauacá, além dos medicamentos. Estiveram presentes o secretário municipal de Saúde, Rosalvo Firmo, o prefeito Raimundo Ferreira, vereadores e profissionais de saúde que atendem no PSF.

“As embarcações são importantes não só porque levam atendimento médico, mas também porque nelas levamos às comunidades cestas básicas e material didático para os estudantes. O PSF já nos possibilitou fazer mais de 14 mil atendimentos”, disse o prefeito.

“A política do governo do Estado é a política do SUS, que é fazer funcionar os PSFs móveis – fluvial e terrestre. Um investimento que vale a pena, porque é a saúde preventiva. Ainda não temos a saúde que o povo merece, mas estamos tentando e vamos chegar lá”, finalizou Suely Melo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter