Governo do Estado e UFV estreitam parcerias

Entre as ações estão acordos de cooperação técnica e intercâmbios

visita_universidade_de_vicosa_a_funtac_foto_luciano_pontes_01.jpg
visita_universidade_de_vicosa_a_funtac_foto_luciano_pontes_03.jpg
visita_universidade_de_vicosa_a_funtac_foto_luciano_pontes_06.jpg

Comitiva da Universidade de Viçosa conheceu as tecnologias desenvolvidas na Funtac (Fotos: Luciano Pontes/Secom)

As experiências na área de ciência e tecnologia que estão em curso no Acre foram apresentadas aos representantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV) nesta segunda-feira, 5. Os secretários de Estado Eufran Amaral (Meio Ambiente) e César Dotto (Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia) receberam o reitor da instituição de ensino, Luiz Cláudio Costa, na Fundação de Tecnologia (Funtac).

No local, os representantes do Governo do Estado falaram da importância dos investimentos na área de pesquisa, apresentando os produtos do trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos. Os visitantes conheceram o funcionamento do Fogão Gera Lux e os Centros de Referência de Energia de Fontes Renováveis e de Referência de Geoprocessamento.

No Centro de Geoprocessamento, César Dotto explicou sobre a unificação das atividades de sensoriamento remoto para planejamento, diagnóstico, análise e monitoramento de atividades econômicas que geram impactos ao meio ambiente. Já no laboratório de produtos naturais, os visitantes puderam conhecer o trabalho do Governo de utilização de plantas medicinais pelos povos da floresta.

“Encontros como este se refletem em ações concretas, na consolidação de parcerias institucionais. Realizamos atividades que podem ser tomadas como referências, assim como a Universidade de Viçosa, e neste sentido podemos trocar experiências”, destacou o César Dotto.

A UFV e o Governo do Estado possuem acordos de cooperação técnica, intercâmbios, programas de estágio e realização de eventos conjuntos. Outro convênio firmado entre as instituições permite a utilização de uma aeronave com dispositivo denominado Aerofotos Verticais de Baixo Custo, uma importante ferramenta para produção de fotografias aéreas de precisão.

“Já trabalhamos em parceria, assim pudemos conhecer as especificidades do Estado, que tem mostrado que é possível ter alternativas de gestão, principalmente referentes às questões ambientais. O Acre tem avançado no diálogo social, a Universidade tem experiência em várias de pesquisa e extensão, assim podemos firmar grandes parcerias”.

O encontro na Funtac faz parte da agende de dois dias que a comitiva de Viçosa cumpre no Acre. Nesta terça-feira, eles seguem para Xapuri, passando pelas instalações da Fábrica de Preservativos, Seringal Cachoeira e Complexo Florestal Industrial.