Representantes do Sindicato dos Jornalistas do Acre (Sinjac) estiveram reunidos com a secretária de Turismo e Lazer Ilmara Lima. O objetivo da reunião foi definir alguns pontos estratégicos para o 35º Congresso Nacional de Jornalistas, que acontece de 7 a 10 de novembro, na capital acreana.
O tema do evento será “Jornalismo e Sustentabilidade”, uma vez que o Estado tem como política a preservação ambiental, cujo assunto será pela primeira vez o mote em questão – em vez de ser meramente mais uma pauta, será discutido o papel da imprensa para a conscientização da humanidade em socializar as boas práticas para a proteção do meio ambiente. “O apoio do governo do Estado é de extrema importância para a nossa categoria e também para o despertar da sociedade sobre esse assunto, que é cada vez mais alvo de discussões e uma das maiores preocupações da humanidade, ainda mais no Acre, que é referência na preservação ambiental”, completou Marcos Vicentti, presidente do Sinjac.
A secretária anunciou apoio ao congresso e afirmou que fará uma parceria com os operadores de turismo locais para promover os destinos turísticos do Acre durante os dias do evento. “O governo, por meio da Setul, tem o interesse de que o Estado seja sede de grandes eventos como esses, pois com certeza o comércio local sofre um aquecimento, gerando renda ao empresariado que é ligado ao turismo, direta ou indiretamente, como redes hoteleiras, restaurantes e de entretenimento”, afirma Ilmara.
No congresso estarão presentes jornalistas de todo o país, da América Latina e a comunidade acadêmica, que somarão ao todo aproximadamente 600 pessoas. A programação científica do evento já está completa e definida, faltando apenas a programação cultural, que dará prioridade aos artistas locais, e uma outra grande atração.