Governo do Estado e Sebrae lançam experiência inovadora no Acre

Parceria pretende formar Agentes de Desenvolvimento em Gestão de Microempresa

dsc_0252.jpg

Curso vai capacitar jovens para abrir suas próprias empresas e fortalecer o setor no Estado (Foto: Angela Peres/Secom)

Trinta alunos do Curso de Atualização Técnica em Agente de Gestão de Microempresa assistiram hoje à Aula Inaugural, que marca o início de uma nova etapa de formação em empreededorismo no Acre. A iniciativa é inovadora e funcionará como uma espécie de laboratório, cujo desempenho do grupo poderá servir de referência para outros estados brasileiros. 

Nos três primeiros meses do curso, que tem duração total de nove meses, os alunos que fizeram anteriormente o Curso de Gestão de Negócios oferecido pelo Instituto Dom Moacyr (IDM) e Sebrae, recebem capacitação teórica e informações técnicas como base para o grande desafio: entrar em empresas de verdade e acompanhar o dia a dia. "Está todo mundo observando o que está sendo iniciado no Acre com esse curso. É um laboratório. Se der certo aqui esse programa poderá ser ampliado", disse na abertura o superintendente do Sebrae, Orlando Sabino. O superintendente ressalta que o objetivo central do curso é preparar jovens para criar seus próprios negócios. As empresas que aderirem ao projeto terão seus desempenhos medidos antes e após a entrada dos alunos.

A parceria entre Governo do Estado, por intermédio IDM, e Sebrae nasceu para tentar transformar a realidade das micro e pequenas empresas na região amazônica. As estatísticas do setor indicam que na região Norte, a cada dois anos 50% das novas empresas abertas no período fecham as portas. "Temos nas mãos uma oportunidade de ouro. Estamos investindo na formação dessas pessoas, não só para que elas possam prosperar, mas queremos que as empresas acreanas cresçam significativamente porque sabemos que o potencial do nosso Estado é para pequenos negócios", diz o diretor presidente do Instituto Dom Moacyr, Iraílton Lima.

A assistente social, Marilídia Moreno, uma das selecionadas para participar do curso diz que esse projeto resgata as idéias do que acredita. "Fiz minha monografia e estou fazendo pós-graduação em medidas sócio-educativas e esse curso contribui e muito a formação dos jovens".

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter