Governo do Estado e Prefeitura de Brasileia inauguram ampliação da rede de água do bairro 8 de Março

Moradores do Ramal do Nazaré, localizado no bairro 8 de Março, distante 3 quilômetros do centro comercial de Brasileia, já contam com água tratada em casa. A ampliação da rede de água do local é a realização de um sonho antigo dos moradores, que agora são atendidos pelo sistema  do Serviço de Abastecimento de Água do Estado do Acre (Saneacre). A obra é resultado de uma parceria entre governo do Estado, por meio do Saneacre, e a Prefeitura de Brasileia.

A ampliação da rede de água do local é a realização de um sonho antigo dos moradores. Foto: Diego Gurgel/Secom

A cerimônia de inauguração do benefício foi realizada nesta terça-feira, 10, durante agenda governamental em uma das principais vias de acesso à comunidade. Participaram da solenidade o governador Gladson Cameli; a prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem; a presidente do Saneacre, Waleska Bezerra; o presidente do Iteracre, Alírio Neto; o presidente do Deracre, Petronio Antunes; a secretária estadual de Saúde, Paula Mariano; além de gestores, servidores do Estado, do Município e representantes do Poder Legislativo estadual e municipal.

Obra de ampliação da rede de água de Brasileia garante abastecimento aos moradores do Ramal do Nazaré, no bairro 8 de Março. Foto: Diego Gurgel/Secom

Com mais de 12 mil metros de extensão, a nova rede leva água tratada a 738 famílias do Ramal do Nazaré. O investimento foi superior a R$866,4 mil, sendo 70% recursos próprios do Estado e 30% de contrapartida da Prefeitura de Brasileia.

“São obras como essa que melhoram a qualidade de vida das pessoas para quem trabalhamos, visando entregar melhorias em todo o estado”, enfatizou o governador Gladson Cameli, ao agradecer o empenho de toda equipe e a parceria da prefeitura na execução do projeto.

A prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem, abordou a importância da ação: “Estou aqui para agradecer o governo do Estado pelo investimento, pois este é um sonho que acalentamos desde 2012. A prefeitura, mesmo com dificuldades, deu sua contrapartida de quase R$ 300 mil.”

Com mais de 12 mil metros de extensão, a nova rede leva água tratada a 738 famílias do Ramal do Nazaré. Foto: Diego Gurgel/Secom

Já a presidente do Saneacre lembrou o trabalho de campo para estudo de viabilidade de execução da obra. “Estivemos aqui num dia de sol escaldante e pudemos constatar a necessidade de algumas mães que ansiavam pela água em suas casas. Água é vida, e tudo o que esses moradores queriam era água tratada na torneira. É uma emoção, pra todos nós, estarmos aqui hoje para anunciar a realização desse sonho que também sonhamos com todas essas pessoas. A distribuição, que na fase de teste ocorria dia sim dia não, agora será realizada diariamente, atendendo 100% dos domicílios da comunidade”, relatou.

Mais investimentos

Além da ampliação da rede de água do bairro, em função do aumento da capacidade de produção do Saneacre nos municípios, equipes do órgão realizam um estudo de viabilidade de novas ampliações em Epitaciolândia e também em outras localidades de Brasileia.

“Ano passado, essa época estávamos inaugurando a obra de revitalização da nossa ETA [estação de tratamento de água] e a ampliação da nossa captação. Antes disso não tínhamos água tratada para trazer até aqui. Já ampliamos a distribuição, e outras demandas já estão sendo estudadas, para que possamos, ainda este ano, comemorar outros momentos assim”, anunciou o gerente do Saneacre em Brasileia, Erisson Cameli.

Ainda no Alto Acre, a pedido da Prefeitura de Assis Brasil, o Saneacre, iniciará nos próximos dias nova obra de ampliação da rede de água do município. Os projetos também contemplam ampliação do atendimento, com serviços de abastecimento de água aos moradores de Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter