Governo do Estado e prefeitura de Brasileia fecham planejamento de segurança para o Carnavale

Evento deve reunir 30 mil pessoas no maior carnaval fora de época do Estado

coletiva_carnavale_foto_angela_peres_02.jpg
 

coletiva_carnavale_foto_angela_peres_03.jpg

Estrutura da área de segurança para a realização do Carnavale foi definida em reunião que aconteceu na manhã desta sexta-feira (Foto: Angela Peres)

A estrutura da área de segurança para a realização do Carnavale, carnaval fora de época de Brasileia, já está definida. Em reunião que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 24, representantes da Secretaria de Segurança, Corpo de Bombeiros, polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, Departamento de Trânsito do Acre (Detran) e da prefeitura de Brasileia fecharam o planejamento estratégico de cada setor para garantir a segurança do evento.

Neste ano o Carnavale será realizado nos dias 1, 2 e 3 de julho. A programação inclui a participação de artistas locais e nacionais. Na sexta-feira, 1, apresentam-se as bandas Estação do Trem, de Rondônia, e Nairê. No sábado, 2, a animação fica por conta do cantor baiano Netinho. De acordo com a prefeita de Brasileia, Leila Galvão, tudo está sendo preparado para proporcionar aos foliões a melhor estrutura. “Para este ano estamos trazendo cantores nacionais, mas também participam da festa os artistas locais para valorizarmos a nossa cultura”, declarou.

A prefeita lembra ainda que o sucesso do Carnavale depende da parceria firmada como o governo do Estado na área da segurança. “Não podemos esquecer que as pessoas que saem de casa para brincar o carnaval precisam de total segurança tanto durante o evento quanto nas estradas. A festa tem sido de paz e tranquilidade ao longo desses anos, e em 2011 não será diferente”, destaca.

A fiscalização começa na BR-317, que liga a capital até Brasileia. O efetivo da Polícia Rodoviária Federal será ampliado durante os dias de micareta. Além disso, durante o trajeto, o Detran realiza um trabalho de orientação e de educação. “Nossa atuação será preventiva. O trabalho de sensibilização para que os foliões não misturem direção e bebida acontece ao longo da estrada com banners educativos e orientação dos agentes de trânsito”, enfatiza a diretora do Detran, Sawana Carvalho.

Os homens do Corpo de Bombeiros ficam responsáveis pelo trabalho de vistoria da estrutura da praça de alimentação, do palco e também das pousadas. “Estaremos preparados para o atendimento hospitalar nos dias de evento”, completou o comandante do Corpo de Bombeiros, Flávio Pires.

A Polícia Militar controla a entrada dos foliões, realizando a triagem com detectores de metal. “O reforço será feito com policiais militares da região de Brasileia e de Rio Branco. Estaremos com 75 homens para garantir a segurança necessária para os brincantes”, salientou o comandante da PM, coronel José Reis Anastácio. Já a Polícia Civil irá trabalhar com três delegados e 18 agentes de polícia.

No encerramento do encontro, o secretário de Segurança, Ildor Reni Graebner, destacou que o governo irá atender todas as demandas na área de segurança para garantir a paz e a tranquilidade no Carnavale.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter