Governo do Estado divulga medidas emergenciais de segurança para Cruzeiro do Sul

Ações emergenciais preveem criação imediata de Comando Águia, envio de delegados e fiscalização ostensiva em bares e localidades de difícil acesso

segurana_juru_foto_sergio_vale_1.jpg

Ações adotadas pelo governo do Estado visam fortalecer o policiamento no interior Foto: Sérgio Vale

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, divulgou esta tarde as medidas emergenciais que serão adotadas a partir de agora para conter os índices de violência registrados no município de Cruzeiro do Sul. A secretária de Segurança Pública, Márcia Regina, o secretário de Polícia Civil do Acre, delegado Emílson Farias e o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Moisés Diniz afirmam que os procedimentos reforçam o caráter de urgência para a resolução do problema, determinado pelo governador Binho Marques na reunião realizada na última sexta-feira, 1º de maio, com a presença do senador Tião Viana, vice-governador César Messias, deputados estaduais e federais e do presidente da Câmara de Vereadores do município, Gilvan de Freitas.

O conjunto de ações inclui a formação imediata do Comando Operacional Águia da Polícia Militar com 10 motocicletas para fortalecer o policiamento noturno e nas áreas de difícil acesso; realização de blitze conjuntas entre as Polícias Civil e Militar, principalmente nos fins de semana em ramais e nas Vilas Lagoinha e Santa Luzia; policiamento na base do posto Katukina entre os rios Gregório e Liberdade; fiscalização de bares com a retomada do controle do horário de fechamento; parcerias com a Polícia Federal no combate às drogas;  reunião com diretores de escolas para traçar estratégias de prevenção da violência, a exemplo de medida tomada em Rio Branco e um dos pontos considerados mais importantes, o envio de um delegado e três investigadores para o município.

A região do Vale do Juruá tem hoje um delegado de Polícia Civil e 234 policiais militares, 187 deles lotados em Cruzeiro do Sul. A secretaria Márcia Regina informa que as medidas adotadas têm o objetivo de oferecer à população sensação de segurança de imediato. Em 15 dias uma avaliação medirá o impacto das determinações. "Com a avaliação será possível saber o que é preciso intensificar e qual a área que precisa de reforço", diz a secretária que aponta a dificuldade de locomoção, que impede o policiamento ostensivo. Em Cruzeiro do Sul, os crimes praticados são decorrentes de excesso de ingestão de bebidas alcoólicas e crimes passionais.

O líder do governo na Aleac, Moisés Diniz, enfatiza que há uma política de segurança para o Acre e para o Vale do Juruá. "O que o governador está fazendo é anunciar um pacote emergencial para dar uma satisfação junto à sociedade porque é um governo democrático que ouviu os vereadores, que ouviu os deputados, que ouviu os movimentos sociais", diz.

O secretário de Polícia Civil, Emílson Farias, anuncia que até o mês de junho serão efetivados seis delegados que irão atuar em toda a região do Juruá. Um deles irá atuar em Mâncio Lima e os demais em Cruzeiro do Sul, sendo que um deles assumirá a Delegacia da Mulher. Dois integrantes do Comando Águia de Rio Branco serão os responsáveis pela capacitação do grupo já preparado pela Polícia Militar de Cruzeiro do Sul.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter