Governo do Estado discute novas parcerias com GTZ

Nova diretora da Cooperação Técnica Alemã conhece o planejamento estratégico do Acre durante encontro com governador e secretários

 

gtz_foto_gleilson_miranda_01.jpg

Governador destacou a parceria nos projetos de desenvolvimento sustentável em andamento no Estado (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Binho Marques recebeu na manhã desta quarta-feira, a nova diretora da GTZ , para o Brasil, México, América Central e Caribe, Sabine Mueller. A vinda dos representantes da Cooperação Técnica Alemã ao Acre tem como proposta a consolidação do Programa Floresta Tropical desenvolvido desde 1997 entre os Governos do Brasil e da Alemanha com foco da conservação, valorização e recuperação da floresta, melhorando, assim, a qualidade de vida das pessoas.

O encontro foi seguido da apresentação dos secretários de Meio Ambiente, Eufran Amaral, e de Extensão Agroflorestal e de Produção Familiar, Nilton Cosson, sobre os aspectos geopolíticos do Acre, planejamento estratégico, detalhamento do Zoneamento-Ecológico-Econômico (ZEE), e da Política de Valorização do Ativo Ambiental Florestal. Eufran destacou ainda durante a reunião os conceitos de Zonas de Atendimento Prioritário (ZAP) e das Zonas Especiais de Desenvolvimento (ZED).

Entre o governo do Acre e a GTZ já foram estabelecidas parcerias nas áreas de ordenamento territorial, regularização fundiária, gestão ambiental, fortalecimento da economia local, gestão ambiental florestal e terras indígenas, inclusive com incentivo ao programa de florestas plantadas. Novas negociações estão previstas para setembro desse ano e os encontros podem nortear novas parcerias.

“O ZEE é um dos importantes frutos dessa parceria. Estamos trabalhando a questão do pagamento dos serviços ambientais. Nosso desafio agora é chegar às comunidades, e nesse sentido é importante o levantamento de demandas”, enfatiza Eufran Amaral.

Segundo o secretário Nilton Cosson é importante ressaltar alguns dos resultados já obtidos com o apoio da Cooperação Técnica Alemã, como a consolidação de três cadeias produtivas (borracha, castanha e fruticultura), a formação de 90 agentes agroflorestais indígenas e também a solidificação do manejo florestal.

Para o diretor do Programa para a Proteção e Gestão das Florestas Tropicais, Helmut Eger, os resultados alcançados até agora mostram claramente o esforço do Governo em promover o desenvolvimento sustentável. “O Governo junta o planejamento com a implementação de atividades produtivas. O impacto da cooperação para a população é muito significante”, disse ele.

Nos dias 15 e 16 a equipe da GTZ visita durante essa missão no Acre a Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), para conhecer os projetos de energia renováveis e alternativas, a Eletroacre, e depois seguem para Xapuri. A Fábrica de Preservativos Masculinos Nátex, ponto de recolhimento de látex e a Pousada Ecológica Chico Mendes são alguns dos locais do roteiro da visita.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter