Governo do Estado discute melhorias para a Saúde da Mulher

Ações estão focadas no tratamento e prevenção do câncer do colo de útero e de mama

concita_maia_gestores_e_medicos_discutem_acoes_para_a_saude_da_mulher.jpg

Encontro realizado nesta segunda-feira, 27, reuniu gestoras em Saúde do Estado e do município. Durante todo o dia foram discutidos os problemas relacionados à Saúde da Mulher e como solucioná-los (Foto: Assessoria SEPMulheres)

Encontro realizado nesta segunda-feira, 27, reuniu gestoras em Saúde do Estado e do município. Durante todo o dia foram discutidos os problemas relacionados à Saúde da Mulher e como solucioná-los. Na oportunidade, a gerente do Programa de Prevenção ao Controle do Câncer no Acre, Argentina Vieira da Rocha, mostrou o diagnóstico situacional das ações de controle dos cânceres de colo de útero e de mama.

Só no ano passado foram 14 mortes registradas por câncer de colo de útero e cinco por câncer de mama em todo o Acre – uma taxa considerada alta para um Estado que tem, de acordo com dados do censo 2010 do IBGE, 146.946 mulheres de 25 a 59 anos. “E nós estamos aqui para mudar esse quadro. Aqui estão pessoas envolvidas com a saúde da mulher que conhecem e têm capacidade de montar estratégias para que esses números sejam diferentes”, disse Rocha.

Segundo a gerente-geral do Centro de Controle em Oncologia do Acre (Cecon), Zélia Assis, é importante que toda a rede de atendimento esteja em comunicação. Para ela, a SEPMulheres é uma da principais articuladoras desse processo. “A SEPMulheres tem a possibilidade de estar em contato com toda a rede. Só assim será possível chegarmos a todas as mulheres. Com essa parceria conseguiremos ir muito longe”, afirmou Assis. “Hoje vamos sair daqui com tudo encaminhado. Essa é a melhor maneira de resolver problemas."

Para a gerente do departamento de ações programáticas e estratégicas da Secretaria de Saúde do Acre, Gerlívia Angelim, é preciso atingir metas. “Vamos montar estratégias para que possamos melhorar a qualidade da assistência à mulher de uma forma permanente. Mobilizar todas essas pessoas, os serviços ligados à rede nos possibilita atingir todas as mulheres”, disse Angelim.

A secretária de Políticas para as Mulheres, Concita Maia, fez questão de participar do encontro. “Essa é a oportunidade de exercer a transversalidade. Gestores da saúde da mulher reunidos em um só lugar nos mostram que estamos em busca do mesmo bem-estar para as mulheres acreanas. Foi isso que o governador Tião Viana pediu e estou satisfeitíssima em estarmos conseguindo esse resultado”, declarou.

Na parte da tarde, a secretária de Saúde esteve presente e ouviu todas as necessidades. “Hoje vim para tentar ajudar, dentro das possibilidades da Sesacre”, destacou Suely.  A todos os presentes, a secretária Suely Melo se comprometeu nesse primeiro momento em atender as principais necessidades, como comprar o colposcópio (aparelho usado no exame que permite visualizar a vagina e o colo do útero), o sistema de captura de imagens e aparelho de CAF para a Maternidade de Cruzeiro do Sul e Cecon, contratar profissionais (biomédicos), comprar equipamentos essenciais para o laboratório de patologia, comprar veículo para melhorar a entrega de lâminas e recebimento de resultados.

Para Concita Maia, o resultado desse primeiro encontro foi positivo. “Estou muito feliz com o resultado. A secretária Suely Melo foi extremamente coerente com as propostas e a possibilidade de diminuir esses números. Ponto positivo para a integralidade da saúde da mulher, exatamente como o governo Acre assumiu. Foi uma reunião concreta com encaminhamentos concretos.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter