Governo do Estado diploma a 14ª turma de médicos residentes do HC

Até 2014 já formaram 244 residentes, sendo que 51% destes permanecem prestando serviços no Estado (Foto: Mônica Araújo)
Até 2014 já formaram 244 residentes, sendo que 51% destes permanecem prestando serviços no Estado (Foto: Mônica Araújo)

O governo do Estado, por meio da Comissão de Residência Médica do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, realizará amanhã (sexta-feira, 27) a cerimônia de diplomação de mais uma turma de médicos residentes do Acre. A solenidade ocorrerá às 10h, no auditório do HC.

Na cerimônia serão diplomados mais 32 profissionais nas especialidades de cirurgia geral, clínica médica, radioterapia, obstetrícia e ginecologia, ortopedia e traumatologia, pediatria, cancerologia clínica, medicina de família e comunidade e anestesiologia.

O HC além de realizar atendimentos à população também oferece uma estrutura voltada para pesquisas e estudos realizados pelos residentes no período de especialização.

Para o secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, a formação desses especialistas reflete na qualidade da saúde pública do Acre. “Só temos a avançar com a formação desses novos especialistas. O governo do Estado visa continuar melhorando e ampliando os serviços de saúde pública voltados para a população acreana”, disse.

A Residência Médica teve início em 2000, sendo uma modalidade de pós-graduação com carga horária semanal de 60 horas. Atualmente oferece 92 vagas anuais nos 11 programas, com duração de dois e três anos, dependendo da especialidade.