Governo do Estado capacita tutores do Programa Profuncionário

Formação visa construir a identidade profissional e elevar o padrão de qualidade dos serviços prestados

dsc03262.jpg
dsc03264.jpg

O Profuncionário tem como finalidade oferecer formação profissional, em nível médio a distância, aos funcionários que atuam nos sistemas da educação básica pública (Foto: Assessoria IDM)

Conhecer as propostas pedagógicas do Instituto Dom Moacyr e do Programa Nacional de Valorização dos Trabalhadores Não-Docentes da Educação (Profuncionário) é o objetivo da capacitação promovida pelo governo do Estado, que está acontecendo no Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira, para tutores representantes dos municípios de Feijó, Capixaba, Tarauacá, Senador Guiomard e Rio Branco, que irão atuar no programa.

A capacitação, que se encerra nesta sexta-feira, 8, está trabalhando o eixo temático de formação pedagógica e produção de texto. Os tutores são cedidos pelas prefeituras municipais como contrapartida do contrato de cooperação técnica assinado pelo Instituto Dom Moacyr com as prefeituras dos municípios onde os cursos técnicos de Secretaria e Alimentação Escolar estarão acontecendo.

Liderada pelos coordenadores de aprendizagem do CEP Serviços Campos Pereira e da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, a capacitação está sendo mediada sob a orientação da Gerência Pedagógica e Curricular do Instituto Dom Moacyr.

O Profuncionário tem como finalidade oferecer formação profissional, em nível médio a distância, aos funcionários que atuam nos sistemas da educação básica pública. Nesta segunda etapa, o programa irá qualificar 430 educandos distribuídos nos municípios de Rio Branco, Tarauacá, Feijó, Capixaba, Bujari, Senador Guiomard e Porto Acre.

A oferta do programa é feita através de uma ação conjunta entre o Instituto Dom Moacyr e a Secretaria de Estado de Educação, em parceria com as prefeituras municipais por meio da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Unidime), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac) e o Conselho Estadual de Educação (CEE).

Para o tutor Eudiran Carneiro, “depois de ter atuado em alguns programas, como o Pro-formação e Projovem, encaro o Profuncionário como mais um desafio na minha vida. Essa capacitação irá fazer com que eu aprenda e conheça melhor o programa para que assim possa desenvolver um excelente trabalho junto aos educandos de Senador Guiomard. Buscar o conhecimento é fundamental para quem se propõe mudar a formação profissional no Acre. Esse é o meu desafio”, revela.

A gerente pedagógica e curricular do Instituto Dom Moacyr, Marília Macedo, ressalta que a proposta pedagógica do Profuncionário visa contribuir para a formação técnica e pedagógica dos funcionários lotados nas escolas, colaborando para a construção da identidade profissional desse segmento e elevação do padrão de qualidade dos serviços prestados pela escola.

Com o desafio de oferecer pela segunda vez os cursos do Profuncionário, a coordenadora geral do CEP Serviços Campos Pereira, Glacimar Alves, enfatiza que a proposta político-pedagógica refere-se aos princípios que orientam as escolhas conceituais e metodológicas feitas para o planejamento do processo de formação profissional dos funcionários da educação. “Abrange a concepção de técnico em educação, isto é, o objetivo que se pretende alcançar, bem como as concepções de todos os elementos envolvidos no processo formativo, tais como competências, valores, conhecimentos, habilidades, aprendizagem, currículo, experiência prática e avaliação”, complementou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter