Encontro começa nesta terça-feira e a princípio vai beneficiar 30 técnicos do interior do Estado
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), realiza durante toda esta semana – com início nesta terça-feira e encerramento no sábado, 14 – a capacitação de técnicos para a Certificação das Unidades Produtivas Familiares Sustentáveis. Inicialmente, 30 técnicos do interior do Estado participam da capacitação e serão os multiplicadores em suas regiões.
O processo de implantação da Certificação das Unidades Produtivas Familiares Sustentáveis, componente da Política de Valorização do Ativo Ambiental Florestal, avança através da capacitação de técnicos da Seaprof, Imac, Sema, Iteracre e Sef. São técnicos do interior do Estado que devem multiplicar a metodologia aos demais profissionais das regionais do Alto e Baixo Acre, Purus, Tarauacá/Envira e Juruá.
Nesse momento serão aprofundados temas relativos ao ZEE, Política Ambiental, Sistemas de Produção para a Geração de Renda e Recuperação do Ativo Ambiental. Outros temas serão enfatizados, como a Política de Crédito, Programa de Compra Direta e o Pró-Florestania.
A partir de agora, o Governo pretende fazer com que o Programa de Certificação e seus benefícios possam abranger outras regiões e famílias de colonos e extrativistas.
A capacitação inclui exercícios práticos com visita a duas propriedades que possuam passivo ambiental e que adotem práticas sustentáveis. O objetivo é conhecer práticas agroecológicas, foco em atividades produtivas, integração entre subsistemas e georreferenciamento, entre outros, exercitar a classificação e o diagnóstico da unidade produtiva e elaborar o plano de desenvolvimento.