Governo do Estado avalia ações emergenciais e alerta para possibilidade de enchente

Dando prosseguimento às ações emergenciais iniciadas pelo governador Gladson Cameli na madrugada, representantes do governo do Estado, Ministério Público do Acre (MPAC) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC) se reuniram na tarde desta sexta-feira, 24, na Casa Civil, com o objetivo de avaliar o andamento das operações e alinhar as estratégias para suprir as necessidades alimentícias, de higiene e segurança da população nos abrigos.

Estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Secretaria de Estado de Planejamento do Acre (Seplan), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC) e Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac).

Reunião realizada na Casa Civil avalia o andamento das operações e alinha estratégias. Foto: Felipe Freire/Secom

O governo estadual, como reforçado, está emitindo boletins com informações sobre o nível do Rio Acre, previsão do tempo e alertas à população e disponibilização de equipes com profissionais de Saúde prontos para atender os desabrigados. “Agradecemos o empenho e dedicação de todos, em especial da Educação, que vem fornecendo alimentação para os abrigados e, juntamente com a Casa Civil, tem organizado a melhor maneira para atender a todos”, enfatizou Alysson Bestene, secretário de Governo (Segov).

O Ministério Público do Acre se pôs à disposição para ajudar o governo do Estado e os municípios, solicitando “uma centralidade de informações para maior controle e, consequentemente, melhor desenvolvimento no trabalho de amparar todos aqueles atingidos pelas enxurradas e que poderão vir a ser atingidos pelas enchentes”, afirmou Luis Henrique Corrêa Rolim, promotor de Justiça e coordenador em exercício do Grupo Especial de Apoio e Atuação para Prevenção e Resposta a Situações de Emergência ou Estado de Calamidade devido à ocorrência de Desastres (GPRD).

Luis Henrique Corrêa Rolim, promotor de Justiça e coordenador em exercício do GPRD, afirma necessidade de centralidade de informações. Foto: Felipe Freire/Secom

Como ficou definido na reunião da madrugada, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC) é a instituição responsável pela coordenação dos trabalhos operacionais, em parceria com a Defesa Civil de Rio Branco. Os profissionais dos três batalhões da cidade e servidores de outros órgãos governamentais estão diretamente envolvidos na remoção de famílias das áreas alagadas para locais seguros.

Diante desse cenário, o coronel Charles Santos, comandante-geral do CBMAC, alertou que “a logística do Estado [para atender os desabrigados] está muito bem, o que necessitamos é de embarcações para melhoria nos resgates, e devemos atentar também para outra situação que se aproxima: de acordo com a Semapi, nós passamos da cota de transbordamento na capital, podendo passar em alguns municípios também. Portanto, além das enxurradas, vamos ter de lidar com a enchente às margens do Rio Acre em breve, mas o Estado e o município [de Rio Branco] estão conseguindo dar resposta a essa situação”.

Coronel Charles Santos alerta para possiblidade de enchente. Foto: Felipe Freire/Secom

Avisos meteorológicos apontam para risco de mais chuva no Acre

O governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), a partir de informações do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), ferramenta oficial que quantifica os dados com suporte de ferramentas geoespaciais e oferece informações para direcionar e nortear estratégias de governo no caso de eventos naturais, indica que a previsão é de mais chuva para todo o estado, com previsão de mais 100 milímetros até o fim de semana.

Segundo informações apresentadas durante a reunião, na Bacia do Rio Acre houve acúmulo de chuva de até 150mm na nascente do Rio Acre, localizada a montante da cidade de Assis Brasil com Iñapari, do Peru. Entre as cidades de Brasileia e Xapuri estima-se um acúmulo de cerca de 80mm. Já no Baixo Acre, a área do Riozinho do Rola registrou chuva acumulada de até 100mm.

Representante da Cigma indica que a previsão é de mais chuva para todo o estado, com prognóstico de mais 100 milímetros até o fim de semana. Foto: Felipe Freire/Secom

Em caso de emergência Ligue 193

Para solicitar atendimento em decorrência das chuvas, basta entrar em contato com o Centro Integrado de Operações Públicas (Ciosp), através do 193. Já são mais de 110 chamadas somente em Rio Branco, sem contabilizar os municípios no entorno da capital.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter