Governo do Estado assina contrato para construção de casas do programa Minha Morada

Nesta etapa o programa vai atender famílias com renda de 3 a 6 salários mínimos

convenio_caixa_foto_sergio_vale_4.jpg

Governador Binho Marques assina convênio com Caixa para construção de 192 unidades habitacionais (Foto: Sérgio vale)

O governador Binho Marques assinou  nesta segunda-feira, 9 , contrato para a construção Residencial Araçá, conjunto de moradias  destinadas a famílias com renda entre três e seis salários mínimos. O contrato foi firmado com a Caixa Econômica Federal envolvendo recursos de R$16,2 milhões em 192 moradias beneficiará famílias com renda de 3 a 6 salários mínimos através dos programas habitacionais dos governos estadual e federal.  "O programa tem dado certo no Acre pelo trabalho do Governo do Estado. O Acre está vanguarda do programa", disse Aurélio Cruz, superintendente regional da CEF.

De acordo com a Caixa, o  projeto prevê a construção de mais  192 moradias na rua São Mateus, Bairro Vila Betel, em condomínio de 12 blocos com 16 apartamentos cada. Serão construídos 96 apartamentos com 44 metros quadrados, distribuídos entre dois dormitórios, cozinha e área de serviço conjugada, sala e banheiro. Os moradores terão ainda salão de festas, playground e guarita de segurança, além de uma vaga de estacionamento para cada apartamento.  O prazo da construção é de 24 meses e o valor de cada unidade está orçado em média de R$ 86 mil. Os recursos do financiamento são oriundos da Carta de Crédito FGTS.

minha_morada_foto_sergio_vale_2.jpg

Moradias vão beneficiar famílias com renda mensal de 3 a 6 salários mínimos (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O Governo do Acre conduz o programa Minha Morada, que  está destinando 10 mil unidades habitacionais para pessoas de baixa renda,  e integra o programa do Governo Federal Minha Casa para atingir a meta. Também são parceiros da iniciativa agentes financiadores como o Banco do Brasil, o BNDES, a Caixa Econômica Federal, que assinou contrato de adesão com o programa do Estado, e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O Minha Morada é o mais amplo já realizado no Estado e estabelece um novo paradigma na política de habitação regional.

Na área de habitação e urbanismo, a CEF coleciona  cases de sucesso no Acre, como o Parque da Maternidade de Rio Branco  e a fábrica de preservativos Natex, de Xapuri. Mais recentemente, a reurbanização do bairro Mocinha Magalhães foi incluída entre as 35 melhores práticas de gestão de 790 projetos avaliados no Brasil.  A 6 ª Edição do Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local ocorre  a cada dois anos.  Em 2010, o projeto será apresentado em Dubai, nos Emirados Árabes, concorrendo a uma premiação internacional. 

Além de promover a inclusão habitacional, os programas abrem importante oportunidade de trabalho e renda. "Com o número de casas em construção, serão necessários pelo menos o dobro de trabalhadores do total atual", estima Carlos Sassai, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon).

Leia mais sobre o assunto.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter