Governo do Estado apresenta Plano Estratégico para o Turismo do Acre em 2020

O Governo do Estado, representado pela secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique, apresentou o plano estratégico do Acre para o setor em 2020, na tarde desta quarta-feira, 27, no 1º Fórum para Desenvolvimento do Turismo no Estado do Acre, que ocorreu no auditório da Fecomércio.

A secretária apresentou os avanços nesse primeiro ano de gestão e falou das metas para o ano seguinte Foto: cedida

“Nós do governo do Estado acreditamos que esse é um dos vários setores produtivos que podem ser indutores da economia do Acre.  O turismo é capaz de gerar emprego e renda em 53 setores da economia, da construção civil ao setor imobiliário”, declarou Eliane Sinhasique.

A secretária apresentou os avanços nesse primeiro ano de gestão e falou das metas para o ano seguinte. “Conseguimos inserir 17 municípios acreanos no Mapa da Regionalização Brasileira, através da criação das Instâncias municipais e dos Conselhos municipais. Agora, estamos na fase de orientação dos gestores para a criação dos Planos de Desenvolvimento do Turismo Municipal. Essas atividades são importantíssimas para que os municípios possam pleitear recursos”, explica Sinhasique.

Além disso, o governo do Estado reduziu o ICMS referente ao combustível de aviação para estimular as empresas aéreas a operarem no Acre, iniciou o Observatório do Turismo para levantamento de estatísticas do setor, começou a sinalização turística na Trilha Chico Mendes, Serra do Divisor e Croa, apresentou o Projeto Reviva Parque, que visa revitalizar o Parque da Maternidade, para o Ministério do Turismo e aguarda aprovação, além de inúmeras outras ações.

Para 2020, as metas principais do governo para o setor são: aumentar de 1,8% para 5%, o impacto direto do turismo no PIB (Produto Interno Bruto) do Acre e aumentar de 172.000 desembarques anuais do estado para 400.000.

O governo do Estado programa, para o ano de 2020, o desenvolvimento do Projeto Bem Receber, que sensibiliza agentes públicos a terem um trato especial com o turista, do Curso de Boas Práticas no turismo ofertado para o trade, da capacitação de condutores das aldeias indígenas e turismo de base comunitária, de campanha de marketing do nosso Estado, da Criação do Plano de Desenvolvimento Turístico com a Doutrina do Santo Daime e de outras importantes ações para o setor.

Fórum Permanente de Desenvolvimento do Acre

O evento foi realizado pela Câmara Técnica de Turismo, formada por entidades que tem como objetivo o desenvolvimento do Turismo no Estado. Integram o Fórum a Fecomércio, FIEAC, FAEAC, Federacre, Sebrae/AC, Governo do Estado do Acre, Ufac, Ifac, Embrapa, IBGE, Amac, Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Caixa Econômica Federal.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter