Governo do Acre vai promover integração comercial e logística com empresas de Arequipa

O governo do Acre por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) vai promover integração comercial e logística com empresas de Arequipa. Para isso, as partes assinaram na manhã desta sexta-feira, dia 6, no auditório do Espaço Indústria, no Parque de Exposições Wildy Viana, um termo de cooperação interinstitucional.

Acordo prevê promoção de negócios e eventos com interesses comuns entre Acre e Peru nas áreas de comércio e logística. Foto: Jairo Carioca

O encontro sela a participação das comitivas peruanas durante a Expoacre e abre um novo mercado no caminho das exportações e importações de produtos entre Acre e Peru. Pelo acordo, as partes se comprometeram a colaborar mutuamente, promovendo a integração comercial e logística entre as empresas do Acre e de Arequipa.

“A partir daqui vamos organizar eventos de negócios conjuntos e compartilhar informações comerciais, jurídicas e aduaneiras relevantes, no sentido de colaborar com instituições estatais e promover um clima de negócios favorável às empresas associadas”, disse o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita.

O gestor destacou ainda que esse é um modelo de gestão que vem dando certo a exemplo do que já vem ocorrendo em cooperações comerciais com outras regiões do Peru como o Distrito de Puno para onde o estado passou a exportar proteína animal em 2023.

Juan Gonzales representou a Câmara de Comércio e Indústria de Arequipa na assinatura do termo de cooperação. Foto: Jairo Carioca

Para Juan Manvel Gonzales, da Câmara de Comércio e Indústria de Arequipa, o setor produtivo peruano e acreano tem potencial de produtos de exportação. “A partir dos interesses comuns acreditamos que vamos fechar bons negócios em benefício do setor produtivo das regiões que assinam esse acordo”, destacou Gonzales.

Participaram ainda da solenidade de assinatura, o presidente da Administradora da Zona de Processamento de Exportação do Estado do Acre (AZPE), Allan Lima, o diretor de Assuntos Aduaneiros, Marcos Morais, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre, José Adriano Ribeiro e o diretor de Administração e Finanças da Anac, Hamilton Melo de Araújo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter