Governo do Acre troca experiências com o governo do Colorado

Um intercâmbio de experiências entre os governos do Acre e do Colorado foram intensificados em diálogos com as secretarias de Agricultura, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, bem como de Desenvolvimento Regional, realizadas na cidade de Denver.

O governador Tião Viana e sua delegação foram recebidos pelos representantes desses órgãos para troca de informações. O Colorado vem se destacando pela produção da agricultura orgânica, tradicional e bovinocultura, atraindo grandes indústrias e redes de mercados locais.

Tião Viana se reuniu com o secretário de Agricultura Don Brown (Foto: Andréa Zílio)

Os arranjos produtivos são constituídos por propriedades privadas e de pequeno porte, que se associam a universidades e empresários para soluções tecnológicas que permitam vencer os desafios da falta de água e da diminuição de agrotóxicos na produção.

O Acre apresentou o modelo de desenvolvimento econômico-sustentável desenvolvido há mais de 16 anos, com ênfase na atual política de industrialização e diversidade da produção, que reúne a cadeia produtiva de proteína animal e vegetal, plantio de frutíferas, seringueira e grãos, entre outros.

O secretário de Agricultura Don Brown ficou entusiasmado em conhecer melhor o estado, pois em fevereiro estará no Brasil para falar sobre irrigação, no estado da Paraíba.

O gerente de mercado e área internacional da Secretaria de Agricultura destacou que o modelo diversificado da economia e na agricultura do Acre segue a premissa também adotada pela sua pasta, no arranjo produtivo voltado para parcerias entre a comunidade, o setor privado e o mercado. Na reunião, o secretário solicitou mais informações sobre o rebanho bovino do Acre e a produção da piscicultura.

Para a chefe da Casa Civil do Acre, Márcia Regina Pereira, o encontro foi extremamente proveitoso, porque o Colorado tem uma população que valoriza o consumo de produtos sustentáveis. “O que percebemos são experiências comuns em princípios e organização dos arranjos produtivos locais, o que estimula cada vez mais o fortalecimento das políticas públicas da industrialização e produção do nosso estado, voltado a atingir mercados consumidores para além do Brasil”, comenta.

Com o secretário de Desenvolvimento Econômico John Bristol, Tião Viana tratou de parcerias (Foto: Andréa Zílio)

Na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, John Bristol falou do interesse que o Colorado tem tido em países das Américas, inclusive da América do Sul, tentando conhecer in loco suas experiências, economia e potenciais. Essas experiências despertaram muito interesse pelo Brasil e o México.

Para o secretário de Planejamento do Acre, Márcio Veríssimo, a missão ao Colorado faz parte de um esforço do governador Tião Viana para manter o investimento e garantir a consolidação das plantas industriais do estado, afinal, parcerias são fundamentais. Foi isso que garantiu investimentos como o que foi feito no projeto realizado com os produtores rurais, por meio da parceria com BID e BIRD, que já movimentou mais R$ 1,5 bilhão no estado.

“Inovação, tecnologia e mercado para produtos alimentícios de alta qualidade estão na pauta estratégica do governo para superar as dificuldades financeiras vivenciadas no país, fortemente intensificadas nos últimos quatro anos. Existe um forte interesse no exterior por produtos amazônicos. Todas essas oportunidades de negócio podem colocar definitivamente o Acre na rota da economia mundial”, ressalta.

Na reunião no órgão de Desenvolvimento Regional, a secretária de Turismo Rachel Moreira mostrou o conceito que o Acre adota em sua política de desenvolvimento, modelo simular ao praticado pelo estado do Colorado, que hoje apresenta o dobro da média nacional americana em crescimento do setor, mesmo sendo um dos estados com menor condição de investimento.

O Colorado deu um salto de crescimento na indústria do desenvolvimento regional a partir da adoção da atual política. “O Acre e o Colorado possuem modelos de desenvolvimento econômico similares e, portanto, podem aprender muito juntos. As parcerias para o crescimento da economia criativa vão possibilitar aprendermos com um estado que já avançou significativamente e viveu na prática as dificuldades que surgem no caminhar. Essas trocas são essenciais para tornarmos os desafios mais fáceis de serem vencidos”, ressaltou Rachel Moreira.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter