Programa REM

Governo do Acre reforça mecanização agrícola para ações de inclusão produtiva sustentável

Por Arinelson Morais

Com o objetivo de potencializar a inclusão produtiva de pequenos produtores de modo sustentável, a Secretaria de Agricultura (Seagri), com o apoio financeiro do Programa REM Acre – Fase II, entregou na tarde de terça-feira, 20, quatro máquinas agrícolas para reforçar a mecanização dos produtores rurais do estado.

A Seagri, por meio do Programa REM, executa três projetos no subprograma “Pecuária Diversificada Sustentável”, que incentiva ações para melhorar a produtividade de suas áreas, especialmente com a recuperação de áreas degradadas, possibilitando uma pecuária com menor emissão de gases de efeito estufa. Na Fase II já foram recuperados mais de 170 hectares de áreas degradadas.

“Eu agradeço ao REM pela parceria com a Agricultura. Os equipamentos adquiridos vão ajudar na produção dos pequenos produtores”, agradeceu o secretário da pasta, Luiz Tchê. Foto: cedida

No total, foram entregues quatro máquinas, num investimento de aproximadamente meio milhão de reais, composto por um trator, um distribuidor de calcário, uma grade niveladora e uma grade aradora. Os equipamentos vão beneficiar as propriedades no melhor preparo do solo, distribuindo os adubos de maneira mais eficaz, beneficiando uma ampla área, de forma sustentável.

“Os equipamentos vão auxiliar no processo de recuperação das áreas degradadas, distribuindo os adubos de forma mais eficiente, corrigindo a acidez do solo e possibilitando para o solo a melhor absorção dos nutrientes, potencializando a produtividade do gado, reduzindo de forma significativa o desmatamento”, ressaltou o zootecnista da Seagri, Jalceir Pessoa.

O objetivo do Programa REM é apoiar os pequenos produtores, recuperando suas áreas de pastagens, aliando assistência técnica com insumos de qualidade e com a mecanização, tornando as atividades mais produtivas, evitando a abertura de novas áreas e possibilitando uma pecuária mais sustentável e de baixas emissões.

O Programa REM é fruto de cooperação financeira entre os governos do Acre, da Alemanha e do Reino Unido, por meio de do Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ) e o Departamento de Segurança Energética e Net Zero do Reino Unido (DESNZ), por meio do KfW, para implementação de projetos voltados à conservação das florestas que, por meio de diversos órgãos, beneficiam milhares de produtores rurais, ribeirinhos, extrativistas e indígenas.