reconhecimento

Governo do Acre recebe prêmio anual de tecnologia

O governo do Acre recebeu o  troféu de primeiro lugar pelo bom desempenho em variação nominal no Índice de Oferta de Serviços Digitais, oferecido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC). A premiação ocorreu nesta quinta-feira, 20, em Brasília.

O índice Abep-TIC revela, anualmente, os estados que saem na frente no quesito eficiência e desenvolvimento digital, com o objetivo de levar a tecnologia da informação e a comunicação para a pauta de discussão pública de desenvolvimento do país. O prêmio oferecido ao governo do Acre reconhece os avanços nos serviços digitais e que foram desenvolvidos, inicialmente, pela Secretaria Secretaria de Indústria Ciência e Tecnologia (Seict), e continuados pela Secretaria de Administração (Sead). 

Solenidade de premiação do índice Abep-TIC em Brasília. Foto: Karenina Moss/Serf

“Esse prêmio representa o reconhecimento de um trabalho iniciado no primeiro mandato do governador Gladson Cameli, quando foi desenvolvido o Programa de Governo Digital, alinhando o crescimento tecnológico com o respeito ao cidadão”, comemorou o secretário de Administração, Paulo Roberto Correia. Ele explicou que “a construção de uma plataforma única de serviços representa mais que um produto da política de modernização da gestão, traduz a priorização e a importância que é dada à população acreana”.  

Paulo Roberto destacou a importância da ferramenta explicando, por exemplo, que “agora, os órgãos da Educação, Saúde, Segurança, entre outros, contam com uma ferramenta sólida, moderna e segura, em constante evolução, não apenas sob o aspecto tecnológico, mas também no jurídico-normativo, sempre levando em consideração o desenvolvimento legal da segurança nas ferramentas desenvolvidas”. 

O secretário adiantou, entre os próximos passos, a ampliação dos serviços digitais ofertados à população e o desenvolvimento de ferramentas voltadas para a gestão pública. “Dessa maneira, logo será possível maximizar a qualidade de todos os processos e serviços sob responsabilidade do governo do Estado, sempre avançando em consonância com as experiências vivenciadas no cenário nacional, com o objetivo de tornar o Acre referência em governo digital”, afirmou. 

Investimentos

O secretário de Indústria, da Ciência, do Comércio, do Empreendedorismo e do Turismo (Seicetur), Assurbanipal Mesquita, também comemorou a premiação afirmando estar certo de que a classificação do Acre como o estado que mais cresceu na área de transformação digital deve-se, especialmente, aos investimentos do governo na área de tecnologia da informação. 

“No ano passado foram investidos em torno de R$ 18 milhões na modernização da sala-cofre, na implementação da tecnologia chamada hiper convergência, que trouxe a capacidade de processamento das aplicações do governo, a ampliação do anel ótico ligando os diversos órgãos do governo, das secretarias”, disse. E  completou: 

“Neste ano, sob a gestão da Sead, destacamos a criação dos normativos, a padronização dos procedimentos da informação e o lançamento do portal de serviços Governo Digital”. As ações, disse, fizeram com que o Estado subisse quatro pontos na avaliação, passando da 23ª para a 19ª posição. A premiação “reflete o esforço do governo, das duas secretarias envolvidas e respectivas equipes para os avanços na área”. 

O diretor de Ciência e Tecnologia da Seict, Ricardo Damasceno, ao receber o prêmio. Foto: Karenina Moss/Serf

Workshop

A solenidade de premiação ocorreu durante o IV Workshop Abep-TIC, que contou com debates sobre temas como “Prevenção de fraudes em sistemas utilizando biometria comportamental”, “Tecnologias exponenciais no setor público”, “A Jornada da transformação digital em finanças” e “Governança de dados e governança da inteligência artificial em iniciativas de governo”. 

O diretor de Ciência e Tecnologia da Seict, Ricardo Damasceno, está participando do Workshop, que encerra hoje, e foi quem recebeu o prêmio oferecido ao governo do Acre. Ele agradeceu, em nome dos gestores da Seict e da Sead e, especialmente, ao governador Gladson Cameli, “por ter dado todo apoio e todas as ferramentas necessárias para que possamos desfrutar dessa vitória”.  

Participaram do evento autoridades como a chefe de Operações do Banco Interamericano de Desenvolvimento BID/Brasil, Paola Arrunátegui; o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Rogério Souza Mascarenhas; o presidente do Conselho das Associadas da Abep-TIC, José Leal; e o diretor de Relacionamento com Clientes do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), André de Cesero.