O Acre testemunhou um gesto de solidariedade na manhã deste sábado, 6, quando a Federação do Comércio do Acre (Fecomércio), coordenadora do Sistema S (Sesc-Senac/AC) realizou uma doação de 9 mil sacolões ao governo do Estado, totalizando incríveis 130 toneladas de alimentos. Este ato de generosidade é uma ação de apoio e esperança para as comunidades devastadas pelas históricas cheias dos rios acreanos em 2024 que atingiram 19, dos 22 municípios do estado.
A cerimônia de entrega, realizada na Quadra do Sesc Bosque, em Rio Branco, contou com a presença do governador Gladson Cameli e do presidente do Sistema Fecomércio-AC, Leandro Domingos, além de outras autoridades de destaque. Em suas palavras, o governador expressou profunda gratidão pela iniciativa, destacando a importância da cooperação entre o setor público e privado para enfrentar desafios de tal magnitude.
“Esta doação não é apenas uma oferta de alimentos, mas sim um símbolo do compromisso mútuo em auxiliar nossos concidadãos em momentos de crise”, enfatizou o governador Cameli. “Os efeitos das enchentes persistem mesmo após as águas baixarem, e é essencial que continuemos unidos para fornecer apoio e esperança às famílias afetadas”, completou.
Por sua vez, Leandro Domingos, presidente da Fecomércio-AC, ressaltou o significado histórico da doação, destacando o papel vital que o setor privado desempenha na construção de uma sociedade mais solidária e resiliente, agradecendo a Confederação Nacional do Comércio pelo apoio para conseguir os donativos e reforçando que é o governo do Acre que já tem o conhecimento de toda a logística e dados das famílias afetadas, necessários para uma distribuição rápida e igualitária.
“Estamos honrados em poder contribuir para o bem-estar de nossos irmãos e irmãs acreanos neste momento de necessidade. É um privilégio poder fazer a diferença em suas vidas. O volume é tão grande e nós pedimos ao governador que fizesse essa distribuição em nome do nosso sistema porque o estado tem mais estrutura humana para realizar essa distribuição e também tem o controle”, afirmou Domingos.
Junto aos responsáveis pela ação, a presença da vice-governadora Mailza Assis, da secretária de Direitos Humanos, Maria Zilmar da Rocha, do presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Luiz Gonzaga, do deputado estadual Nicolau Júnior, do vice-presidente da Fecomércio-AC, Marcos Lameira, e de outras figuras influentes, destacou o apoio abrangente e a união de toda a sociedade acreana em prol de um momento de fragilidade das famílias atingidas pelas cheias.
Esta doação de tamanha proporção não apenas proporciona alívio imediato às famílias necessitadas, mas também fortalece os laços de solidariedade e resiliência que unem a comunidade acreana, registrando a união e respeito mútuo entre o governo do Acre e o setor privado, por meio da Fecomércio.