Governo do Acre realiza campanha de doação de sangue em Feijó com coleta de 115 bolsas

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), realizou nesta terça-feira, 8, em Feijó, uma campanha de doação de sangue, em parceria com o Hospital Geral de Feijó Dr. Baba e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre). A coleta foi realizada no Parque de Eventos Buritizal, onde o ônibus móvel do Hemoacre foi instalado para facilitar o acesso dos doadores.

Campanha de doação de sangue foi realizada em parceria do Hemoacre com o Hospital Geral de Feijó Dr. Baba. Foto: cedida

O evento resultou na arrecadação de 115 bolsas de sangue, uma quantidade significativa que ajudará a abastecer os estoques do banco de sangue do estado e contribuirá para salvar inúmeras vidas. O objetivo principal da campanha foi chamar a atenção para a importância da doação voluntária de sangue e estimular a solidariedade entre a população.

Wirley Moreira, diretor-geral do Hospital Geral de Feijó, destacou a relevância do evento para a comunidade. Foto: cedida

O diretor-geral do Hospital Geral de Feijó, Wirley Moreira, destacou a relevância do evento para a comunidade. “A doação de sangue é um ato nobre e solidário, que desempenha um papel vital na saúde e na sobrevivência de inúmeras pessoas. Realizar essa campanha em Feijó pela primeira vez foi um momento histórico, e o resultado de 115 bolsas coletadas renova o estoque, permitindo que transfusões possam ser realizadas para pacientes que enfrentam condições médicas graves ou precisam de cirurgias complexas”, afirmou.

“Este é um momento histórico, de importância sem precedentes: receber a equipe do Hemoacre em Feijó”, afirmou Diani Carvalho. Foto: Erisney Mesquita/Secom

“Este é um momento histórico, de importância sem precedentes: receber a equipe do Hemoacre em Feijó e dar à população do município a oportunidade de se tornar doadora de sangue,” afirmou Diani Carvalho, coordenadora de Saúde da Regional do Juruá-Tarauacá-Envira.

“O candidato passa por uma avaliação e, se apto, pode se tornar um doador”, explicou Quesia Nogueira. Foto: Diego Gurgel/Secom

A enfermeira da Captação de Doadores do Hemoacre, Quesia Nogueira, ressaltou que se tornar um doador é um processo simples e rápido. “Para doar, basta portar um documento oficial com foto, estar bem alimentado e se sentir em boas condições de saúde. O candidato passa por uma avaliação e, se apto, pode se tornar um doador”, explicou.

Critérios para doação de sangue

Para se candidatar como doador, é necessário:

  • Apresentar documento oficial com foto;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior;
  • Estar bem alimentado;
  • Pesar no mínimo 50kg;
  • Não ter consumido álcool nas últimas 12 horas;
  • Ter entre 18 e 69 anos (menores de idade precisam de consentimento dos pais ou responsáveis).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter