Governo do Acre promove o II Encontro Estadual Proeja

II Encontro Estadual Proeja traz debate sobre direitos humanos (Foto: Assessoria IDM)

II Encontro Estadual Proeja traz debate sobre direitos humanos (Foto: Assessoria IDM)

O governo do Acre, por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM), iniciou hoje, 21, em Rio Branco, o II Encontro Estadual Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos). A abertura do encontro ocorreu às 9 horas, no Centro de Educação Profissional Campos Pereira, um dos Centros de Educação Profissional do IDM.

São dois dias de atividades – 21 e 22 -, com o objetivo de fortalecer a educação profissional, integrada à educação para jovens e adultos no Estado, por meio do compartilhamento de saberes. A intenção é promover a socialização de experiências educacionais desenvolvidas ao longo do processo formativo de docentes durante especialização latu sensu em Proeja, por meio da defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

Os trabalhos são fruto da oferta de cinco turmas de Especialização Proeja, por meio da parceria entre o IDM, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amazonas (IF-AM), na qual foram atendidos 231 profissionais que atuam na educação profissional e na educação pública estadual de jovens e adultos.

A abertura do II Encontro Estadual Proeja contou com a presença de Julieta Lemes, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), com a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação do IFAM, Juliana Lucena, com Fernanda Alves, coordenadora de EJA no Acre, com o secretário estadual de Direitos Humanos, Nilson Mourão, com a gerente pedagógica e curricular do IDM, Anielize Gomes, e com a coordenadora do evento pelo IDM, Jaqueline Paiva.

“Quero agradecer ao Acre por priorizar uma política pública de tanta importância como esta, que prima pela melhoria na qualidade de vida de pessoas que, por algum motivo, tiveram sua formação interrompida. Fiquei muito surpresa e feliz quando fui convidada para participar de uma discussão sobre PNE (Plano Nacional de Educação) neste encontro. O Acre está sendo pioneiro na discussão do tema”, disse Julieta Lemes.

Para o Secretário Nilson Mourão, as ações promovidas pelo Proeja são ações claras de direitos humanos: “Todas as pessoas têm direito à educação e ao trabalho para construírem uma vida digna. Unificar educação e trabalho é tudo que necessitamos neste momento”, salientou.

Durante a solenidade, Anielize Gomes, gerente pedagógica e curricular do IDM, ressaltou que o instituto vai iniciar a oferta de cursos Proeja a partir do segundo semestre de 2012. “Vamos nos preparar para iniciar esta oferta aos nossos educandos, temos isso como prioridade. E, com certeza, poder ouvir as experiências de cada um aqui neste encontro vai ser muito útil para nós”, falou.

Patrícia Dantas, que fez o curso de pós-graduação Proeja e defendeu nesta quinta-feira, 21, sua monografia, usou como tema Estratégias Pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos. Patrícia contou que ter feito a especialização foi muito relevante para sua vida: “Ao dividirmos experiência durante o curso, fomos vendo que os problemas eram os mesmos em diferentes lugares do país, e a partir daí fomos tentando driblá-los. Uma das estratégias que trago em minha monografia é associar os conteúdos das disciplinas ao cotidiano das pessoas, tornando esse conteúdo mais significativo, e consequentemente, mais interessante para elas. Identifiquei-me muito com o trabalho de pesquisa,  agora até penso em fazer um mestrado, um doutorado na área”.

Jaqueline Paiva falou sobre a importância dos trabalhos que serão apresentados pelos especialistas: “Hoje se inicia a apresentação dos trabalhos de pós-graduação. Estes trabalhos são de importância muito grande para quem quer construir uma educação de qualidade. Os trabalhos são fruto de um momento em que estes especialistas olharam para uma realidade de exclusão e refletiram, procurando formas de contribuir”, enfatizou.

O encontro traz em sua programação diversas discussões, abordadas em salas temáticas e mesas redondas. O término das atividades será amanhã, 22, às 18h.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter