Governo do Acre promove evento em homenagem ao Dia do Ouvidor e lança curso de pós-graduação em Ouvidoria Pública

No último domingo, 17, o Dia do Ouvidor foi celebrado em todo o país, e em alusão a esta data significativa, a Controladoria-Geral do Estado (CGE) e a Secretaria de Estado de Administração (Sead) do Acre realizaram um evento especial nesta quarta-feira, dia 20, intitulado “Ouvidor Day – vozes que transformam”. O evento teve como destaque o anúncio do lançamento do curso de pós-graduação em Ouvidoria Pública. 

O “Ouvidor Day” contou com a participação de todas as ouvidorias setoriais e apresentou uma palestra ministrada por Gustavo Nassif, ouvidor-geral da Prefeitura de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Nassif discutiu sobre a importância das ouvidorias e o papel crucial que desempenham na interação entre o governo e os cidadãos.

CGE e Sead receberam representantes das ouvidorias setoriais e apresentaram o palestrante Gustavo Nassif, ouvidor-geral da Prefeitura de Belo Horizonte, Minas Gerais. Foto: Ingrid Andrade/Sead

O curso de pós-graduação em Ouvidoria Pública terá uma carga horária total de 360 horas e será direcionado a 54 profissionais de nível superior. Com uma estrutura curricular abrangente, composta por 23 disciplinas essenciais, o curso visa oferecer uma formação integral aos participantes, explorando todas as áreas que compõem o universo das ouvidorias. 

“Nosso objetivo principal é formar profissionais capacitados para analisar de forma crítica as demandas dos usuários, contribuindo assim para o aprimoramento das instituições e dos serviços públicos. É importante ressaltar que, para nós, ética, transparência e excelência no atendimento ao cidadão são valores inegociáveis e fundamentais”, destacou Paulo Roberto Correia, secretário de Administração.  

Mayara Cristine, controladora-geral do Estado, ressaltou o compromisso do governo com a transparência e integridade no serviço público: “O governo do Estado do Acre, por meio da Sead, em parceria com a CGE, irá ofertar mais de 50 bolsas de pós-graduação em Ouvidoria. Isso demonstra a preocupação do governador Gladson Cameli com a transparência e a integridade no serviço público”.

Representantes de diversas ouvidorias do Estado se reuniram para prestigiar o evento. Foto: Ingrid Andrade/Sead

Márcia Cristine Portela, ouvidora-geral, enfatizou que atuar na Ouvidoria é um compromisso integral com os cidadãos, proporcionando uma plataforma para a colaboração coletiva na melhoria dos serviços públicos. A pós-graduação em Ouvidoria garantirá uma atuação qualificada e em conformidade com a legislação pertinente. 

Gustavo Nassif elogiou a realização do seminário “Ouvidoria Day”, reconhecendo-o como uma oportunidade de desenvolvimento profissional para os ouvidores, permitindo o aprimoramento das habilidades necessárias para lidar com as demandas dos cidadãos e melhorar continuamente a prestação de serviços públicos. 

Gleycyanne Lopes, assessora de Controle Interno e responsável pela ouvidoria do Serviço Social do Comércio (Sesc) Acre, expressou sua expectativa em relação ao evento: “Este momento, que inclui não só os servidores estaduais, é um marco importante na trajetória dos profissionais de ouvidoria. Essa capacitação também liderará o caminho para um futuro mais transparente, participativo e eficiente no estado todo”.

Esta iniciativa conjunta, fruto da parceria entre a Sead e a CGE, é um testemunho claro do compromisso mútuo de nossas instituições com a promoção da excelência na administração pública e o fortalecimento dos laços com a comunidade.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest