Com o slogan ‘Cafés incríveis, Florestas Preservadas’ pela primeira vez na história, o Acre expõe cafés especiais robustas amazônicos na 12º edição da Semana Internacional do Café (SIC), que acontece de 20 a 22 de novembro, na Expominas, em Belo Horizonte (MG).
Com a produção de cafés de alta qualidade, alinhada à preservação da floresta, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), levou uma comitiva de 54 pessoas composta por técnicos, produtores e extensionistas ao maior evento de café da América Latina.
Durante a SIC, serão realizadas palestras e workshops, com profissionais renomados, degustações de cafés de diferentes regiões do Brasil, concursos e prêmios de qualidade em café, além da participação de mais de 170 expositores de diferentes países e novas oportunidades de negócios. A expectativa é que R$ 60 milhões sejam negociados durante o evento.
Para o secretário de Agricultura, José Luis Tchê, a participação do Acre na SIC é um marco importante para o agronegócio do estado. “Nós iremos mostrar para o Brasil e para o mundo que o Acre produz café de qualidade e preservando sua floresta. Eu tenho a certeza de que iremos sair daqui levando um prêmio do concurso Florada Premiada com as nossas produtoras”, destacou.
De acordo com o Diretor de Finanças do Sebrae, Vandré Prado, o evento é uma oportunidade para os produtores mostrarem o seu trabalho e realizar bons negócios. “Para nós é uma oportunidade imensa trazermos os produtores para a troca de experiências, rodadas de negociações. Nesta edição, temos um estande próprio para os produtores mostrarem os seus cafés. E, sobretudo, nos alegra o empreendedorismo feminino sendo representado com as nossas produtoras”, destacou.
Para o cafeicultor da cidade de Xapuri, Lucas Santos, que participa pela primeira vez do evento, o Acre vai mostrar o potencial de produção e a qualidade dos cafés do estado. “Iremos participar de rodas de degustação para possíveis negociações, tanto agora como no futuro, e isso vai ser um grande impulso para o nosso estado, tanto para mim como produtor, como para o estado do Acre, mostrar que nós também temos um café de qualidade”, enfatizou.
No último dia de evento será feito o anuncio das vencedoras do prêmio do Concurso Florada Premiada da empresa Três Corações, voltado apenas para as mulheres para valorizar o protagonismo feminino na cafeicultura, onde quatro produtoras acreanas concorrem.
O Acre possui representantes da Seagri, Sebrae, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Cooperativa de Café do Juruá (Copercafé).