Para aliviar a tensão das famílias atingidas pelas enchentes no estado, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) e da Fundação Elias Mansour (FEM), tem realizado apresentações musicais nos abrigos de Rio Branco.
As apresentações são realizadas pelas equipes da Escola de Música do Acre (Emac), instituição gerida pela SEE. “A intenção é acalentar, por meio da música, as pessoas que estão passando por essa dificuldade, para que se sintam acolhidas”, explicou Afonso Portela, maestro da Emac, que coordena a ação.
Com equipamentos cedidos pela FEM, a apresentação realizada na Escola Estadual Raimundo Gomes, no Tucumã, permitiu às 19 famílias abrigadas na instituição desfrutar de um repertório recheado de música popular brasileira.
Moradora do bairro Hélio Melo, Francisca Dayane Lopes contou que a iniciativa ajuda a enfrentar a situação. “É sempre bom esquecer um pouquinho os problemas; e [a apresentação] também diverte as crianças”, disse.
A promoção das apresentações foi mais uma das maneiras de as equipes de governo auxiliarem a população atingida. E deverá ter desdobramentos: “Também estamos planejando um grande evento para arrecadar donativos, que serão direcionados para as famílias afetadas pela enchente”, informou Portela.