Governo do Acre lança programa de educação ambiental destinado a alunos do ensino público

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) lançou nesta segunda-feira, 3, o Programa de Educação Ambiental Escola Verde, na sede da pasta, em Rio Branco.

A ação tem por objetivo incorporar critérios de sustentabilidade para a gestão socioambiental das escolas, promover a reflexão e a sensibilização, além da mudança de atitudes entre os atores da comunidade escolar em relação ao tema.

O governador voltou a destacar a importância de aliar a sustentabilidade e o agronegócio. Foto: Diego Gurgel/Secom

Para o governador Gladson Cameli, que compareceu à cerimônia, o momento é de aliar sustentabilidade e desenvolvimento no estado.

“O objetivo do nosso governo é diminuir índices de queimadas e desmatamentos. O projeto da Escola Verde é muito importante para desenvolver o pensamento sustentável, e serve para pensarmos em como aliar a sustentabilidade e a produção do agronegócio, cumprindo as metas e diretrizes ambientais, respeitando sempre a natureza”, frisou o governante.

O secretário de Educação, Aberson Carvalho, destacou que a mudança de hábitos ambientais deve vir por meio da educação. Foto: Diego Gurgel/Secom

“A Escola Verde irá trabalhar a conscientização das nossas crianças e adolescentes, por meio de práticas como reciclagem e compostagem. São os alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio que vão garantir à escola o chamado Selo Verde, o que vai assegurar que essa instituição receba 20% a mais de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola [PDDE]”, observou o titular da SEE, Aberson Carvalho.

Participou também o presidente do Instituto de Meio Ambiente (Imac), André Hassem. Foto: Diego Gurgel/Secom

De acordo com a assessora pedagógica da Diretoria de Ensino da SEE, Fátima Nascimento, o projeto-piloto prevê a implantação da Escola Verde em quatro escolas em Rio Branco, e em seguida o projeto será adequado e inserido em todo o ensino estadual. “O projeto fortalece as políticas e consciência ambiental, e na escola é onde esse tipo de ação se inicia”, disse.

Ação tem por objetivo incorporar critérios de sustentabilidade para a gestão socioambiental das escolas. Foto: Diego Gurgel/Secom

O que disseram

“Meu compromisso como parlamentar será destinar emendas para a pasta do Meio Ambiente. Precisamos conciliar desenvolvimento econômico e preservação ambiental, para garantir sustentabilidade e reduzir a pobreza e a desigualdade em nosso estado.”

Socorro Neri, deputada federal

“Promover o meio ambiente através da educação vai mudar a forma como as novas gerações veem a sustentabilidade.”

Elzinha Mendonça, vereadora

“Já estamos [secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente] realizando um trabalho em conjunto,  para unir o agronegócio e a sustentabilidade.”

José Luiz Tchê, secretário de Produção e Agronegócio

“Para nós é de fundamental importância a promoção de ações educativas no ambiente escolar. Nós, da Semapi, seguimos à disposição para dialogarmos sobre as ações e mais uma vez parabenizamos os envolvidos pela iniciativa”

Julie Messi secretária do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter