Governo do Acre lança a 11ª edição da mostra Viver Ciência com foco nas águas da Amazônia e abre inscrições para escolas

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), realizou nesta terça, 15, no auditório da escola Armando Nogueira, a abertura oficial da 11ª edição da Mostra Acreana de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação – Viver Ciência. Consolidada como uma das maiores iniciativas de popularização da ciência na educação básica do estado, a Viver Ciência valoriza a construção de uma escola que pensa, pesquisa e transforma.

Evento abriu as inscrições para a edição de 2025. Foto: Jorge William/SEE

Neste ano, o evento traz como tema “Das Águas da Amazônia aos Oceanos: Conexões que Sustentam a Vida e a Cultura”. A ideia é promover reflexões sobre os sistemas hídricos que integram natureza, sociedade, economia e cultura. A proposta é dialogar com os desafios contemporâneos e com os saberes ancestrais, valorizando os povos da floresta e destacando a urgência de um desenvolvimento sustentável.

Durante a solenidade de lançamento, o secretário de Estado de Educação e Cultura, Aberson Carvalho, destacou o papel da ciência como eixo estruturante da educação e da transformação social. “A Viver Ciência tem um impacto direto na formação dos nossos estudantes. Mais que uma mostra, ela é uma política pública que desperta vocações, promove a pesquisa e fortalece o protagonismo juvenil em todos os municípios do Acre”, afirmou.

Evento aconteceu no auditório da Escola Armando Nogueira. Foto: Jorge William/SEE

As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 11 de maio, por meio do site: http://viverciencia.see.ac.gov.br.

Cada escola poderá participar com equipes compostas por um professor ou orientador e uma turma de estudantes, sendo facultativa a participação de um coorientador. Não há limite de projetos por escola, desde que cada equipe esteja claramente identificada e cumpra integralmente as etapas previstas no edital.

O grande diferencial desta edição é o suporte pedagógico contínuo oferecido aos participantes: professores contarão com materiais orientadores, acompanhamento pedagógico e uma sala virtual estruturada para apoiar todas as etapas de desenvolvimento dos projetos, desde a escolha do tema até a apresentação final.

Evento contou com a presença de estudantes. Foto: Jorge William/SEE

O chefe do Departamento de Inovações Educacionais e Mídias Digitais da SEE, Anderson Paiva Melo, ressaltou que a mostra cresce a cada edição, envolvendo um número cada vez maior de escolas e estudantes em todo o estado. “Preparamos um edital com muito cuidado e carinho, com orientações claras para que professores e estudantes desenvolvam projetos cheios de investigação, criatividade e inovação”, afirmou.

Agenda itinerante em 2025

Além da mostra estadual, a Viver Ciência promoverá etapas itinerantes em municípios do interior, ampliando o alcance e a participação dos estudantes em todo o território acreano. Confira o cronograma:

27/05/2025 – Viver Ciência Itinerante – Senador Guiomard

03/06/2025 – Viver Ciência Itinerante – Porto Acre

17/06/2025 – Viver Ciência Itinerante – Plácido de Castro

08/07/2025 – Viver Ciência Itinerante – Mâncio Lima

09/07/2025 – Viver Ciência Itinerante – Cruzeiro do Sul

19/08/2025 – Viver Ciência Itinerante – Sena Madureira

26/08/2025 – Viver Ciência Itinerante – Brasileia/Epitaciolândia

09/09/2025 – Viver Ciência Itinerante – Xapuri

23/09/2025 – Viver Ciência Itinerante – Tarauacá

07/10/2025 – Viver Ciência Itinerante – Porto Walter

Sobre a mostra

Criada em 2014, a Viver Ciência tem como objetivo incentivar a iniciação científica na educação básica e promover o intercâmbio de experiências entre escolas públicas e instituições de pesquisa. Em sua última edição, o evento mobilizou centenas de escolas e milhares de estudantes em todo o estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter

Tags:

plugins premium WordPress