Governo do Acre lança 8° edital do Programa de Pesquisa para o SUS e reforça compromisso com a ciência

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapac), lança o edital de chamamento público da 8ª edição do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS). O evento, realizado na manhã desta quinta-feira, 27, em Rio Branco, marca um momento promissor para os pesquisadores acreanos.

Edital tem maior valor já registrado: R$ 1,2 milhão. Foto: Luan Martins/Sesacre

O PPSUS é uma iniciativa nacional voltada para o financiamento descentralizado de pesquisas de saúde, promovendo o desenvolvimento científico e tecnológico em todas as unidades federativas do país. No Acre, o programa busca incentivar estudos voltados às necessidades locais, reduzindo desigualdades regionais e fortalecendo a produção acadêmica na área.

Representando a Sesacre, a secretária adjunta de Administração da pasta, Andrea Pelatti, afirmou: “Acreditamos firmemente que o conhecimento científico e a inovação tecnológica são ferramentas poderosas para enfrentar os desafios complexos que se apresentam no campo da saúde pública, buscando soluções eficazes e sustentáveis para as necessidades da nossa população”.

Andrea Pelatti: “O conhecimento científico e a inovação tecnológica são ferramentas poderosas para enfrentar os desafios complexos que se apresentam no campo da saúde pública”. Foto: Luan Martins/Sesacre

A coordenadora estadual do PPSUS, Hevellin Félix, destacou que “o edital tem o valor histórico de R$ 1,2 milhão, para ser investido em nosso estado. Essas pesquisas são sobre assuntos prioritários para a saúde da população. São como um braço do SUS”.

Hevellin Félix é coordenadora estadual do PPSUS. Foto: Luan Martins/Sesacre

Além de oferecer suporte financeiro, o programa estimula a criação de redes de pesquisa colaborativa, incentivando a troca de conhecimento entre instituições locais e nacionais. Dessa forma, busca-se fortalecer a capacidade dos profissionais acreanos, tornando-os mais competitivos em nível nacional e internacional.

Atualmente, 30% da produção científica nacional está concentrada na área da saúde, mas grande parte dos pesquisadores e instituições se encontram nas regiões Sudeste e Sul, deixando estados do Norte e Nordeste em desvantagem.

Segundo a técnica da Sesacre, Maria Stelita Nogueira, “o PPSUS no Acre é um movimento criado por mãos de todo o estado, com a participação de técnicos, gestores, acadêmicos científicos e populares. Ele chegou até mesmo a comunidades tradicionais”.

Durante a criação do edital, formulários foram enviados para gestores e trabalhadores da Sesacre e de secretarias municipais de saúde. Após as informações obtidas, a coordenação do PPSUS identificou cinco eixos temáticos para as áreas de pesquisa: Planejamento e Gestão no SUS, Vigilância em Saúde, Redes de Atenção à Saúde (RAS), Educação Permanente na Saúde e Saúde do Trabalhador e Trabalhadora do SUS.

Lançamento do edital contou com presença de mestrandos e doutorandos da área da saúde. Foto: Luan Martins/Sesacre

Impacto

Para o Estado, o PPSUS representa uma oportunidade estratégica de avanço na pesquisa em saúde, garantindo que os temas investigados estejam alinhados às principais necessidades da população. Com a definição de linhas prioritárias de estudo baseadas na relevância socioeconômica, contribui diretamente para a melhoria das políticas públicas na área e o desenvolvimento científico regional.

Representando o Centro de  Inteligência Estratégica para Gestão do SUS, Marcos Venícius Malveira salientou: “O principal impacto aparece na resolução de problemas. Somos um estado da Região Norte, com níveis de carência em muitos aspectos, e toda ajuda é necessária. Com os problemas que nós temos, estamos convidando essas pessoas para que nos ajudem a solucionar”.

Marcos Venícius e Maria Stelita reforçaram importância do programa para a população acreana. Foto: Luan Martins/Sesacre

Ao disponibilizar recursos para a 8ª edição do PPSUS, o governador Gladson Camelí reafirma seu compromisso com o fortalecimento da pesquisa e da inovação na área da saúde. Com a iniciativa, o Estado avança na construção de um sistema mais qualificado, baseado em evidências científicas e na valorização dos profissionais do Acre.

Qualidade

Com o lançamento do edital, pesquisadores locais terão a chance de submeter propostas e concorrer a financiamentos que viabilizem seus projetos, ampliando a capacidade de produção acadêmica e inovação, além de garantir maior qualidade nos resultados obtidos.

Lydhia Torres é doutoranda em Saúde Coletiva na Universidade Federal do Acre (Ufac) e afirmou: “Esse fomento vai nos ajudar a garantir um estudo de qualidade, em todas as questões que estão envolvidas no mundo acadêmico. Agradeço ao governo e à Fapac por esse apoio e espero que cada vez seja mais frequente”.

Doutoranda em Saúde Coletiva, Lydhia Torres ressaltou impacto do PPSUS. Foto: Luan Martins/Sesacre

No lançamento estiveram também presentes representantes das secretarias de Estado de Administração (Sead) e da Fazenda (Sefaz), do Instituto Federal do Acre (Ifac), da Ufac e do Conselho Estadual de Saúde (Cesac).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter

Tags:

plugins premium WordPress