O governo do Acre sancionou nesta segunda-feira, 26, a lei de nº 4.758, de 19 de janeiro de 2026, que estabelece o programa de ensino musical nas escolas estaduais. O projeto será desenvolvido como parte do currículo escolar e extracurricular dos estudantes.
O programa busca introduzir aulas regulares de música nas escolas públicas. Para isso, serão disponibilizados instrumentos musicais e materiais didáticos para os alunos. Além disso, os professores passarão por capacitação para o ensino de música.

O secretário de Educação e Cultura do Acre, Aberson Carvalho, avaliou a importância do decreto: “Recebemos essa lei como um reforço importante. A educação também é cultura, sensibilidade. Vamos trabalhar para que essa iniciativa chegue de maneira efetiva, com respeito à realidade de cada escola, dentro do compromisso de trabalho dos nossos líderes Gladson Camelí e Mailza Assis para cuidar das pessoas.”
A comunidade escolar será estimulada para criar bandas, corais e grupos musicais escolares. Dessa forma, o governo do Acre busca fomentar a valorização da cultura musical regional, e incluir a música acreana e amazônica na formação dos alunos.
As escolas poderão firmar parcerias com conservatórios, universidades, músicos locais e organizações culturais para oferecer oficinas, palestras e cursos de aperfeiçoamento aos estudantes.




