Governo do Acre inicia distribuição de 20 toneladas de peixe às famílias atingidas pelas enchentes

O governo do Estado lançou nesta quinta-feira, 6, o Programa Peixe no Prato Solidário. Coordenada pela Secretaria de Agricultura (Seagri) em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Políticas Indígenas (Semapi), a iniciativa realizará a distribuição gratuita de 20 toneladas de pescado para famílias dos municípios afetados pelo transbordamento de rios e igarapés.

Os moradores da comunidade Vila Maria, localizada na região do Distrito Industrial, foram os primeiros beneficiados, em Rio Branco. No local, o governo entregou uma tonelada de peixe para cerca de 85 famílias atingidas pela enxurrada do Igarapé São Francisco.

Governo do Estado entregará, gratuitamente, cerca de 20 toneladas de peixes às famílias afetadas pelo transbordamento de rios e igarapés. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O ato contou com a participação do governador Gladson Cameli. Segundo o gestor, o Estado tem se esforçado para atender a população prejudicada pela alagação. “Acabamos de chegar de uma agenda intensa em Cruzeiro do Sul e estamos aqui estendendo a mão para amenizar a dor destas famílias. Planejamos este programa há menos de uma semana e já iniciamos a entrega dos peixes. O povo está precisando da nossa ajuda e não estamos perdendo um minuto sequer”, afirmou.

Maria Souza teve a residência invadida repentinamente pelas águas. Ela conta que perdeu a maior parte dos móveis e pertences pessoais em poucas horas. A dona de casa agradeceu o governo do Estado pela chegada do alimento na véspera da Sexta-Feira Santa, data em que os católicos, tradicionalmente, fazem o consumo de peixe.

A dona de casa Maria Souza, moradora da Vila Maria, em Rio Branco, foi uma das beneficiadas. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Graças a Deus, esse peixe chegou em boa hora para mim e os meus filhos. Apesar de termos perdido quase tudo, agradeço o governo por ter lembrado de nós. Aqui moram muitas famílias humildes e toda ajuda sempre é bem-vinda”, declarou.

Eliseu do Nascimento também recebeu o pescado. A casa onde vive com a esposa e oito filhos foi invadida pelo Igarapé São Francisco. “Infelizmente, a água subiu muito rápido e não deu para salvar quase nada. O mais importante é que estamos vivos e vamos trabalhar para recuperar o prejuízo. Quero agradecer o governo por essa ajuda, que é muito importante para nós”, disse.

Eliseu do Nascimento agradeceu a ajuda dada pelo governo do Acre a sua família. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Além da capital, os peixes serão distribuídos à moradores de Assis Brasil, Brasileia, Capixaba, Epitaciolândia, Porto Acre e Xapuri. Toda a produção adquirida pelo governo é oriunda, exclusivamente, de piscicultores acreanos. O investimento foi de, aproximadamente, R$ 500 mil.

“Ao mesmo tempo que ajudamos as famílias prejudicadas pelas cheias, também estamos contribuindo com o aquecimento da economia local e contribuindo com o fortalecimento dessa importante cadeia produtiva. Inclusive, demos prioridade, aqui em Rio Branco, aos piscicultores que foram afetados pela alagação”, explicou José Luís Tchê, titular da Seagri.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter