Com a presença dos três poderes do Estado, o governo do Acre, representado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), participou nesta quinta-feira, 9, do lançamento da campanha Nunca é Tarde, promovida pelo Poder Judiciário, e da assinatura da carta de compromisso institucional para ações de enfrentamento a crimes sexuais, cometidos contra crianças e adolescentes, assim como contra mulheres e pessoas LGBTQIA+, realizado no Palácio da Justiça, em Rio Branco.
A campanha Nunca é Tarde tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de denunciar e agir contra o abuso e exploração sexual de crianças, adolescentes, assim como, contra mulheres e pessoas LGBTQIA+ e outros grupos vulneráveis. Os materiais da campanha serão amplamente divulgados pela imprensa local para alcançar um público mais abrangente.
O evento reuniu representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário com outros do Ministério Público (MPAC) e da Defensoria Pública (DPE/AC).
Segundo a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, “a iniciativa visa contribuir significativamente para a conscientização da população acerca de um tema tão delicado. A campanha conta com o valioso apoio das empresas de comunicação do Acre, ressaltando a importância da ação conjunta e contínua no enfrentamento desse grave problema que assola a sociedade”.
Além do lançamento da campanha, foi assinada a carta de compromisso institucional que estabelece a realização de eventos de prevenção e combate aos crimes sexuais, com foco na proteção integral dos grupos vitimizados. O documento propõe a implementação de ações integradas, como palestras, workshops e criação de materiais informativos, visando mobilizar a comunidade sobre o tema de forma articulada e contínua.
A titular da SEASDH, Maria Zilmar da Rocha, enfatizou o compromisso do Estado com o desenvolvimento da campanha e a implementação de ações para prevenir a violência contra crianças, adolescentes e outros grupos vulneráveis. “Em nome do governo do Acre, gostaria de afirmar nosso comprometimento em colaborar e fortalecer as medidas necessárias para promover ações de prevenção. A prevenção continua sendo a melhor abordagem para minimizar os efeitos adversos e evitar situações catastróficas, tornando-se a principal pauta para o dia 18 de maio, conforme estabelecido por lei federal”, observou.
Essa ação conjunta se alinha a outra campanha promovida neste mês, Maio Laranja, que busca otimizar ações e atividades de combate a esses crimes, uma vez que no dia 18 celebra-se o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infantil.