Governo do Acre faz programação comemorativa ao Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água é celebrado anualmente em 22 de março e, em alusão à data, o governo do Acre, por meio das secretarias de Estado do Meio Ambiente (Sema), de Educação Cultura e Esporte (SEE) e de Saúde (Sesacre), bem como do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Serviço de Água e Esgoto do Estado (Saneacre), Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Acre (Ageac) e Fundação de Cultura Elias Mansur (FEM), realiza uma programação específica nos dias 18, 19 e 22 de março.

A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), destaca a importância da água doce e é usada para defender a gestão sustentável dos recursos hídricos.

Em 2024, o Brasil escolheu um tema diferente do proposto pela ONU, o que é justificado pelo grave problema que os eventos extremos têm causado à população brasileira. O tema do Dia Mundial da Água no Brasil em 2024 é “A água nos une, o clima nos move”, destacando a importância da gestão integrada para enfrentar os desafios climáticos na preservação dos recursos hídricos.

Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março. Foto: Pedro Devani/Secom.

Seguindo a temática, as comemorações se iniciam nesta segunda-feira, 18, com a realização do Circuito Ambiental, na Escola Estadual Rural Ruy Azevedo, localizada na Estrada do Amapá, km 5, Ramal do Gurgel, das 12h45 às 17h.

A ação irá levar os alunos ao flanelógrafo (instrumento que possibilita falar de forma lúdica sobre biodiversidade e o ciclo da água), sala de imagens, jogos ambientais e sessão de realidade virtual. A atividade tem como objetivo conscientizar e sensibilizar os alunos sobre as práticas ambientais responsáveis e o apoio às políticas ambientais do Estado do Acre.

O circuito também será realizado no dia 19 de março no Instituto de Educação Lourenço Filho, localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 2.855, em Rio Branco, das 7h30 às 16h40 e de 11h às 12h. Na parte da manhã, será realizada uma cerimônia oficial com autoridades e apresentação cultural.

Encerrando as comemorações, no dia 22 será realizado o seminário “A água nos une, o clima nos move”, na Biblioteca Pública Estadual Adonay Barbosa dos Santos, localizada na Avenida Getúlio Vargas, 389, Centro de Rio Branco, a partir das 8h15.

Programação da Semana da Água 2024.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter