Governo do Acre estreita parcerias com prefeitura peruana de Ocongate

Tião Viana recebeu a comitiva peruana liderada pelo prefeito do distrito de Ocongate, região de Cusco (Peru) -, José Adrian Díaz (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Tião Viana recebeu a comitiva peruana liderada pelo prefeito do distrito de Ocongate, região de Cusco (Peru), José Adrian Díaz (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana recebeu na Casa Civil na tarde desta segunda-feira, 25, uma comitiva peruana liderada pelo prefeito do distrito de Ocongate – província de Quispicanchi, na região de Cusco (Peru) -, José Adrian Díaz, que veio acompanhado por quatro vereadores, um médico veterinário e o representante dos municípios da Amazônia Peruana (Madre de Díos), Omar Khem. O encontro foi para estreitar parcerias entre o Acre e o distrito de Ocongate.

A parceria visa uma troca de experiências nas áreas de agropecuária (inseminação de gado), suinocultura, piscicultura e designer de móveis, a partir do uso da madeira como matéria-prima. Como o Acre é considerado referência no desenvolvimento dessas atividades, o prefeito Díaz pediu a Tião Viana uma cooperação técnica integrada para o treinamento de até 20 jovens peruanos nas áreas acima citadas.

Tião Viana sinalizou positivamente ao pedido e, por meio do Instituto Federal do Acre (Ifac) e da Embrapa, buscará parceria para a promoção do intercâmbio com início da capacitação prevista para janeiro de 2017. “Quanto mais próximos estivermos, melhor para todos nós. Contem com o governo do Acre. Vamos fazer a cooperação para treiná-los nas áreas solicitadas. Estamos de portas abertas para acolher os técnicos”, garantiu Tião Viana.

Díaz agradeceu a disposição do governo de cooperar com o distrito peruano e contou que a parceria os ajudará a fortalecer a base econômica da província, que é forte na produção de leite, a partir de até 14 mil litros diários. A capacitação técnica dos jovens ajudará a cidade a expandir, ainda, as demais atividades econômicas.

“Estamos muito agradecidos ao governador Tião Viana pela acolhida aqui no Estado. Essa parceria é muito importante para o Ocongate, pois receberemos apoio para a capacitação dos jovens do nosso distrito. Nós estamos contentes, agradecidos e muito impressionados com a maneira criativa com a qual o governo do Acre desenvolve seus projetos”, destacou o prefeito.

O presidente da Agência de Negócios do Acre, Inácio Moreira, contou que a comitiva visitou nesta segunda o Complexo Industrial de Piscicultura Peixes da Amazônia, e amanhã deve visitar o laboratório da Embrapa e conhecer a política de grãos que o governo desenvolve por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seap), além do Polo Moveleiro.

 

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter