Governo do Acre entrega Memorial Dom Henrique Rüth em Cruzeiro do Sul

O governo do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), entregou na manhã desta terça-feira, 26, o Memorial Dom Henrique Rüth CSSp, no 3º andar da Biblioteca Pública Padre Trindade, em Cruzeiro do Sul, com apoio da Diocese do município e da Congregação do Espírito Santos, do Vale do Juruá.

O memorial contém mais de 2 mil peças de acervo sacro, paleontológico e indígena, resultantes das andanças do Dom Henrique Rüth pela região do Juruá e preservadas pelo padre alemão Herbert Douteil, conhecido na cidade como padre Eriberto.

Memorial mostra os principais momentos da vida e da missão religiosa de Dom Henrique Rüth. Foto: Márcio Garcia/FEM

Algumas peças datam de pelo menos 450 d.C. e hoje estão sob a responsabilidade da FEM. A boa preservação do material de D. Henrique foi elogiada por arqueólogos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O presidente da FEM, Minoru Kinpara, destaca a importância da preservação da memória do povo cruzeirense. “Um dos maiores interesses da FEM é preservar todo esse patrimônio de imensa importância, fonte de pesquisa e de história. Os espaços são criados, mas quem vai dar vida a tudo isso são as pessoas. Por isso, vamos fazer parceria com as escolas, associações e igrejas, para que todos possam conhecer a história desse grande homem de Deus”, enfatiza Kinpara.

Presidente da FEM, Minoru Kinpara, destaca importância da preservação da memória e da história em espaços culturais. Foto: Lucas Dutra/FEM

O memorial mostra os principais momentos da vida e da missão religiosa, com objetos e documentos disponíveis em experiências interativas. A mostra também oferecerá uma experiência imersiva audiovisual da obra arquitetônica e social de Dom Henrique Rüth no Vale do Juruá.

Todas as fases da vida do religioso estão divididas em dezessete espaços, que revelam memórias da infância, adolescência, juventude, vida adulta e seus últimos anos de vida. A exposição valoriza cada peça que compõe essa trajetória de dedicação à comunidade, proporcionando, assim, espaços instagramáveis ideais para registros fotográficos e audiovisuais.

Ex-primeira dama, Beatriz Cameli, uma das curadoras, e o padre Herbert Douteil, responsável pela preservação do acervo, foram homenageados. Fotos: Márcio Garcia/FEM

A inauguração do novo espaço contou com a presença da ex-primeira-dama, Beatriz Cameli, que também fez parte da organização e curadoria, e do padre Herbert Douteil, responsável pela preservação do acervo.

Quem foi Dom Henrique Rüth

Dom Henrique Rüth C.S.Sp. nasceu em 4 de janeiro de 1913, na Alemanha, e tornou-se prelado do Juruá em 7 de fevereiro de 1967. Com a elevação da Prelatura Territorial do Juruá à Diocese de Cruzeiro do Sul, em 25 de junho de 1987, tornou-se o primeiro bispo da nova diocese.

Em seus 40 anos de serviço, Dom Henrique cuidou da formação de professores e catequistas, além dos religiosos e padres. Organizou um seminário menor e depois maior para o treinamento do clero local. Concluiu a construção da Catedral de Cruzeiro do Sul, construiu uma casa para idosos e uma estação de rádio e televisão. Ajudou na educação dos seringueiros sobre seus direitos e seu sindicato na luta contra os barões da borracha.

Dom Henrique, aos 75 anos, deixou de atuar como bispo diocesano e passou a residir ao lado do orfanato de Cruzeiro do Sul, que havia desenvolvido para os filhos dos hansenianos. Faleceu em 23 de outubro de 2006.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter