Governo do Acre entrega 40 mil mudas de café a produtores de Acrelândia

Meta em Acrelândia é distribuir 400 mil mudas de café para produtores rurais (Foto: Elias Jorge/Cedida)
Meta em Acrelândia é distribuir 400 mil mudas de café para produtores rurais (Foto: Elias Jorge/Cedida)

O governo do Estado deu mais um passo para consolidar a cultura do café no Acre no último sábado, 25. Por meio da Secretaria Estadual de Agropecuária (Seap) foi realizada mais uma etapa do programa de distribuição de mudas de café no município de Acrelândia. Somente no sábado foram entregues 40 mil mudas aos agricultores do município.

A meta para 2014/2015 da secretaria era entregar 400 mil mudas de café em Acrelândia. Com a ação de sábado já foram entregues 386 mil e 600 mudas. Restando mais uma entrega de cerca de 30 mil, a meta no município será superada. É o que destaca Rômulo Brando, coordenador da Cadeia Produtiva do Café na Seap. “A produção do café em Acrelândia é forte. Os produtores tem essa cadeia como uma alternativa e o governo tem sido a mão que contribui com a distribuição das mudas e a assessoria técnica”, afirma.

A distribuição de mudas beneficia 207 agricultores em Acrelândia. Só a produção das mudas que estão sendo distribuídas e plantadas agora em 227 hectares vai resultar em 9080 sacos de café a partir de 2017.

Essa produção, tendo como base uma produtividade de 40 sacas por hectare, representa um incremento de quase R$ 2 milhões na economia de Acrelândia.

Produtora rural afirma que ajuda do governo é essencial para garantir produção de café (Foto: Clemildo Aguiar/Cedida)
Produtora rural afirma que ajuda do governo é essencial para garantir produção de café (Foto: Clemildo Aguiar/Cedida)

Parceria com os produtores

De nada adiantaria os esforços do governo do Estado se não houvesse a parceria dos produtores rurais que acreditam apostam na cultura do café no município. É o exemplo da agricultora Clice Bandeira, moradora do Ramal Granada, que foi uma das beneficiadas com a entrega das mudas.  “Essa parceria do governo com a gente é muito importante. Nós sozinhos não temos condições de preparar a terra e comprar as mudas. Estou muito feliz de estar sendo privilegiada com essas mudas de café”, explica.

Acrelândia tem tradição na produção do café. São mais de 900 hectares plantados no município e já existem duas indústrias que beneficiam o produto. “Os produtores de Acrelândia abraçam a cultura do café. A resposta é sempre muito positiva. O governo investe e conta com a parceria dos agricultores”, explica Brando.