Garantir os direitos da gestante e o desenvolvimento integral da criança é o objetivo do evento
O Unicef, em parceria com o governo do Acre, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e da Universidade Federal do Acre (Ufac), realiza no período de 13 a 15 deste mês, a partir das 8h30, no auditório da Escola Acreana de Música, em Rio Branco, a Oficina para Reeditores do KIT FBF, como parte do processo de construção da Agenda Criança Amazônia e do Selo Unicef Município Aprovado – Edição 2009-2012. Serão formados reeditores das áreas da saúde, assistência e educação infantil de todos os municípios do Estado, como também, representantes da Pastoral da Criança.
Na ocasião, acontecerá também o ato de assinatura do termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Ministério Público/Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente e Ufac/Núcleo de Estudos da Criança e Adolescente (Nueca). A assinatura do referido termo representa importante avanço no processo de consolidação das políticas de garantias de direitos da criança e do adolescente.
A oficina será ministrada por Antônio Carlos Cabral, oficial especialista em programas da área de saúde do Unicef, Dariane Souza, e Liana Evangelista, ambas assistentes de administração do Unicef.
O Unicef assume como um dos temas prioritários no âmbito da cooperação com o Brasil: o reforço às políticas públicas que venham a garantir os direitos da gestante e o desenvolvimento Integral da Criança desde o pré-natal até os seis anos de idade, com uma visão integrada, intersetorial, interdisciplinar e focado em direitos.
No Brasil, país que consagrou importantes avanços no plano da formulação legal e normativa dos direitos da criança, as estatísticas nas áreas da saúde, educação e assistência social evidenciam o crescimento da atenção. Entretanto, esses ganhos têm sido desiguais, principalmente para as crianças que pertencem a minorias e a grupos vulneráveis, havendo, portanto, um longo caminho a ser percorrido para vê-los realizados.
O Unicef entende que, para exercer com plenitude esse papel e garantir a realização prática dos direitos que já foram proclamados e reconhecidos, a questão que se impõe, agora e cada vez mais, é a da qualificação das famílias e dos municípios e a construção de parcerias que firmem uma agenda para a promoção do desenvolvimento infantil e valorização da família.
Para tal, juntamente com o governo federal e outras 28 instituições parceiras, lançou o Kit Família Brasileira Fortalecida (KIT FBF), que traz informações sobre o desenvolvimento saudável de meninos e meninas entre 0 e 6 anos de idade e que foi elaborado para se constituir em instrumento que subsidie a capacitação dos profissionais do PACS / PSF, professores da Educação Infantil (creches e pré-escola), profissionais dos Cras e Creas, conselheiros tutelares, comunicadores e outros atores que desenvolvem atividades junto às famílias. Vale ressaltar que os 22 municípios do Estado estarão representados no evento além de diversas autoridades do Estado.
O kit é um conjunto de cinco álbuns com os direitos e os cuidados necessários na primeira infância. O material vai ajudar famílias de todo o Acre a garantir saúde, segurança e estímulos positivos às suas crianças, uma vez que, quando bem cuidadas e nutridas no começo de suas vidas, as mesmas têm mais oportunidades de crescer de maneira saudável, de ter menos doenças, de desenvolver a capacidade de pensar, de dominar melhor a fala e suas habilidades sociais e emocionais.
O kit, cujos textos consideram a diversidade étnica, social, econômica, regional, rural e urbana, as crianças portadoras de deficiência e os saberes populares, entre eles os dos indígenas, traduz em mensagens simples, diretas e ilustradas os conhecimentos científicos mais avançados sobre o desenvolvimento de crianças desde a gestação até o sexto ano de vida: Álbum 1 – Pré-natal, parto e pós-parto; Álbum 2 – O primeiro mês de vida; Álbum 3 – A criança do 2º ao 12º mês; Álbum 4 – A criança de 1 a 3 anos; Álbum 5 – A criança de 4 a 6 anos.
São condições fundamentais para a utilização do KIT FBF a capacitação das equipes que desenvolverão no cotidiano de suas praticas profissionais o trabalho junto às famílias.