Governo do Acre e Suframa buscam ampliar investimentos com promoção de conhecimentos

Promover conhecimentos para ampliar a captação de investimentos por meio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Esse é o principal objetivo da Jornada de Integração e Interiorização de Desenvolvimento aberta na manhã desta quarta-feira, 12, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac). Como fomentador das políticas de incentivos fiscais, o Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), promove o evento que tem parceria com o Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento, instituição ligada à Fieac.

Startups com financiamentos da lei de informática entregaram certificados aos empreendedores do Acre. Foto: Sabrina Salomon/Seict

O titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, chamou a atenção para o salto na captação de recursos pelo Acre a partir de 2023, um total de R$ 6,3 milhões aplicados por meio de três programas prioritários da Suframa. “Hoje, o Acre tem a primeira aceleradora de startups fora de Manaus. Também tivemos 19% a mais de empresas credenciadas que passaram a receber os incentivos fiscais do governo federal, fruto de jornadas como essa que abrimos hoje”, acrescentou Mesquita.

Os números são celebrados pela Seict como resultados positivos da Jornada no Acre, vistos como oportunidades para o desenvolvimento de novos negócios com geração de emprego e renda nas áreas de inovação tecnológica e do agronegócio.

Mesma visão tem o superintendente adjunto executivo da Suframa, Luiz Frederico Aguiar. Ele aproveitou para convidar empresários, consultores, contadores, economistas e todas as pessoas que lidam com empreendedorismo e inovação, incluindo startups, para conhecer a lei de informática e entender como receber os recursos disponíveis.

“Ao todo, são R$ 1,7 bilhão disponível pela lei de informática para Manaus e os estados da Amazônia Legal. O desafio é ampliar a descentralização desses recursos. Reunimos aqui, além da Suframa, a Sudam e o Basa, para capacitar sobre a apresentação de projetos e a obtenção de benefícios fiscais, de como cadastrar sua empresa para comprar mercadorias incentivadas no Brasil”, explicou Frederico.

Prestigiaram a abertura da jornada o senador da República Sérgio Petecão; o superintendente do Basa no Acre, Edson Ferreira Souza; o titular da Sefaz, Amarízio Freitas; a vice-prefeita do município de Rio Branco, Marfisa Galvão; e o coordenador regional da Suframa, Jefferson Barroso.

Programação

O evento segue durante toda a quinta-feira, dia 13, quando serão debatidos o funcionamento e as oportunidades da Política de PD&I, Fundos de Inovação do Banco da Amazônia, a bioeconomia e o programa prioritário de empreendedorismo inovador. Técnicos das instituições realizam visitas nas instituições científicas e de inovação tecnológica (ICTs) do Senac, Ifac e da Universidade Federal do Acre.

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter