Governo do Acre e startup articulam parceria para beneficiar populações indígenas e ribeirinhas

A vice-governadora Mailza esteve reunida na tarde desta segunda-feira, 24, no Palácio Rio Branco, na capital acreana, com membros da startup Comtxae para conhecer projetos de infraestrutura desenvolvidos pela entidade para comunidades ribeirinhas, extrativistas e indígenas.

Membros da startup Comtxae apresentaram serviços de conectividade, educação e saúde destinados a comunidades do estado. Foto: Felipe Freire/Secom

A vice-governadora sinalizou apoio do Estado: “Nosso propósito é cuidar de pessoas e vimos hoje uma startup que traz novidades para implementar soluções para os desafios locais em comunicação, saúde e educação para os municípios do nosso Acre”.

Serviços da startup estão focados em levar educação, saúde e tecnologia para as comunidades. Foto: Felipe Freire/Secom

Na ocasião, o CEO e fundador da startup, Lucas Boscacci, apresentou iniciativas que levam energia solar, sistemas de água potável e internet via satélite para regiões mais distantes do estado. O objetivo é fortalecer o aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dessas regiões.

Mailza disse que, para as ações avançarem, é preciso haver integração com as secretarias e órgãos ambientais do estado. Foto: Felipe Freire/Secom

“Trabalhamos para levar educação e conectividade às regiões mais distantes do Brasil e do mundo. Todo nossa ação é feita capacitando pessoas das localidades para manutenção das atividades, e de fato atingir a sustentabilidade em seus territórios. Tudo conectado através do ensino”, explicou Lucas.

Filtro purificador de água remove até 99,7 das bactérias e é uma alternativa para obter água potável. Foto: Felipe Freire/Secom

Uma dessas soluções é o tratamento da água, para torná-la potável com purificadores da PWTech, que removem 99,7% das bactérias. Com a utilização do equipamento, a população tem acesso a água potável no consumo diário, alimentação e higiene pessoal, o que diminui casos de doenças causadas por água contaminada.

Lucas explica que as as primeiras experiências foram implantadas inicialmente em 2014, em comunidades do Amazonas. No Acre, em 2019, começou a implantação de internet via satélite e mais de cem comunidades já foram beneficiadas no estado.

Mailza disse que, para as ações avançarem, é preciso haver integração com as secretarias e órgãos ambientais do Estado, entre elas a de Meio Ambiente e Políticas Indígenas (Semapi), e o Serviço de Água e Esgoto (Saneacre).

A presidente da Ageac, Mayara Lima (à direita de Mailza), e o representante da Semapi, João Rafael Oliveira, participaram da reunião. Foto: Felipe Freire/Secom

Estiveram também presentes na reunião a presidente da Agência Reguladora de Serviços do Acre (Ageac), Mayara Lima; o diretor administrativo e operacional da Comtxae, Mariel Macedo; e o coordenador de Educação Ambiental da Semapi, João Rafael Oliveira.

Sobre a startup Comtxae

A Comtxae tem como objetivo gerir projetos em educação, saúde, infraestrutura e tecnologia para as populações indígenas e comunidades ribeirinhas da Amazônia Legal.

Seus serviços incluem cursos presenciais e online, provedor de internet com Wi-Fi, energia solar, banheiros ecológicos, incentivos e vendas da produção de artesãos locais, turismo de vivência, venda de artesanato indígena, capacitação e consultoria para associações gerenciarem recursos, além de promoverem suas culturas e protegerem seus territórios.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter