Iniciativa faz parte das ações do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência, do governo federal
A secretária da SEPMulheres, Concita Maia, reuniu-se, na tarde desta quinta-feira, 5, com a prefeita de Brasileia, Leila Galvão, com a intenção de criar um espaço para articulação e implementação de ações voltadas para a melhoria das condições de vida das mulheres acreanas.
No encontro a prefeita mostrou o decreto publicado em abril, resultado de uma conversa com a secretária Concita realizada em março sobre o assunto, criando a Coordenadora Municipal da Mulher. “Depois da conversa que tivemos, estive reunida com minha equipe e criamos esse núcleo. Agora vamos receber o apoio do Estado para um trabalho que vem sendo feito no Centro de Referência. Queremos otimizar o que já temos”, disse a prefeita.
De acordo com Concita Maia, esses organismos nos municípios vai ajudar a implementar as políticas para as mulheres, um desejo do governador Tião Viana. “É uma forma de facilitar a articulação entre municípios e Estado e contribuir com a comunidade. Vamos fazer parcerias para fortalecer todas essas mulheres”, disse a secretária.
A iniciativa faz parte das ações do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, do governo federal, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Municípios como Epitaciolândia, Porto Acre, Assis Brasil, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Bujari já criaram suas coordenadorias. “Agora teremos também Brasileia, que, para nossa surpresa, providenciou tudo depois de uma conversa informal. Isso mostra a disposição da prefeita Leila em ajudar, em melhorar ainda mais a vida das mulheres não só daqui, mas do Acre”, comentou Concita Maia.
Outro assunto abordado foi a possibilidade de fortalecimento do Centro de Referência de Brasileia. A prefeita comentou que a infraestrutura física do local está bem cuidada e organizada, mas é preciso a ajuda do governo. “Precisamos de mais coisas, e a aproximação da SEPMulheres vai colaborar para que o Centro fique mais bem estruturado”, afirmou Leila. “É muito positiva a iniciativa do governador Tião Viana em querer aproximar o Estado dos municípios. Não podemos nos eximir das nossas responsabilidades. Estamos vivendo um momento econômico difícil, mas é nossa obrigação usar a criatividade para ajudar a população.”
“É essa disponibilidade e apoio que nós buscamos. A união realmente vai fazer a força. Espero que todos os prefeitos se sensibilizem com a causa das políticas para as mulheres. Assim vamos ter possibilidade de ajudar cada acreana a ter saúde, renda, dignidade e respeito”, finalizou Concita Maia.