Governo e Dnit trabalharão juntos a favor de projetos para o Acre

A decisão é do ministro da Infraestrutura, a pedido do governador Gladson Cameli. Objetivo é que as obras comecem no verão deste ano


Equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e do governo do Estado do Acre irão trabalhar em conjunto para agilizar a solução de pendências do projeto de construção do anel viário e da ponte de ligação entre os municípios de Epitaciolândia e Brasileia. A ideia é que as equipes comecem a se reunir na próxima semana.

Equipes do Dnit e do governo do Estado do Acre irão trabalhar em conjunto a favor do Acre Foto: Cedida

A decisão foi tomada pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, atendendo a pedido feito pelo governador Gladson Cameli, em audiência realizada nesta quarta-feira, 19, com a participação de integrantes da bancada federal acreana e do secretário de Infraestrutura, Thiago Caetano. O governador pediu ao ministro agilidade no processo para permitir a realização da licitação e o início das obras ainda no verão deste ano.

“O trabalho conjunto vai permitir que o governo possa ir solucionando as pendências que forem sendo detectadas na análise do projeto dessas obras, agilizando o processo. O verão acreano é curto e essa é uma obra de extrema importância para a população do Acre e para o Brasil, pois integra com os portos do oceano Pacífico”, assegurou o governador.

O ministro disse que as obras são prioridade e orientou à equipe do Dnit, agilidade no processo e a realização do trabalho conjunto com a equipe do governo do Acre. O diretor de Planejamento e Pesquisa do Dnit, Luiz Guilherme Rodrigues, também presente na audiência, adiantou que as reuniões com a equipe acreana já poderão começar na próxima semana.

Ponte do Madeira e pistas de pouso

Na reunião, o ministro Tarcísio Gomes informou também que ainda este mês a ponte sobre o rio Madeira, que faz a ligação entre Rondônia e Acre, deverá estar com a estrutura de concreto toda concluída. As vias de acesso estarão pontas até o fim do ano.

O governador Gladson também apelou ao ministro pela recuperação das pistas de pouso dos municípios de Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa do Purus, relatando a situação calamitosa dessas pistas e os prejuízos para a população local.

O ministro se comprometeu a antecipar para este ano os estudos dos projetos dos municípios acreanos que já estão incluídos no Plano Aeroviário Nacional (PAN), como é o caso de Marechal Thaumaturgo, além de Porto Walter, que também ficou de ser incluído nesse plano. Quanto a Santa Rosa e Jordão, ele abriu a possibilidade de realizar obras emergenciais. “Vamos pensar com carinho e fazer o possível para ajudar a resolver esses problemas”, garantiu.

Também participaram da reunião a senadora Mailza Gomes e os deputados federais Flaviano Melo, Jesus Sérgio e Alan Rick, o representante do governo do Acre em Brasília, Ricardo França e integrantes do Dnit.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest