Estados firmam compromisso para o desenvolvimento integrado de ações policiais preventivas e repressivas
O secretário de Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia (SESDEC), Marcelo Nascimento, retornou para Porto Velho no fim da tarde desta quinta-feira, 21. Ele esteve no Acre em visita oficial, acompanhado do diretor de Polícia Civil, Claudionor Soares Muniz, do diretor Adjunto de Inteligência, major Hilton José de Santana Pinto, e do diretor do Departamento de Inteligência da Polícia Civil, Osmar Casa.
Nascimento veio ao Acre estreitar os laços de cooperação técnica, científica e operacional entre os dois Estados na área de Segurança Pública. Ele trouxe experiências inovadoras implantadas em sua gestão que mudou Rondônia do quinto para o 12º no ranking dos Estados mais violentos do país.
No Acre, o secretário Marcelo Nascimento e comitiva conheceram as diretrizes do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) e a divisão da capital e do interior em regionais de segurança pública. O Plano de Metas é uma ação estratégica implantada pelo governo do Estado e que baixou os indicadores de violência em 34% nos seis primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.
A cúpula da Segurança rondoniense também assistiu à apresentação sobre o Sistema Integrado de Gestão Operacional (Sigo) e o sistema de monitoramento da cidade por câmara de vídeos a partir do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciosp), novidades que pretende implantar na segurança pública de Rondônia ainda este ano.
Na manhã desta quinta-feira, ele fechou sua agenda de visitas ao Centro de Estudo e Pesquisa em Segurança Pública (Ciesp) e pôde assistir a uma aula dos cursos de aperfeiçoamento à distância realizados no Telecentro do Ciesp.
Ainda pela parte da manhã desta quinta, ele visitou a Secretaria de Polícia Civil, onde foi recebido pelo secretário interino, Carlos Flávio Portela Richard, e pelo chefe do Departamento de Polícia da Capital e Interior, Wanderlei Thomaz Sherrer.
Marcelo Nascimento também conheceu a estrutura organizacional, administrativa e operacional da Polícia Civil, o Departamento de Polícia Técnico-Científico, os institutos Medico-Legal, Criminalística, Identificação e Análise Forense, além das instalações físicas e parte dos equipamentos do laboratório de DNA, que será inaugurado pelo governo do Estado em poucos dias. Marcelo e equipe se mostraram surpresos com os avanços tecnológicos e estruturais da Polícia Civil do Acre.
Assinatura de Termo de Cooperação
Durante visita ao Cieps, os secretários do Acre e Rondônia assinaram os termos de um acordo de cooperação firmado entre os dois Estados, com o compromisso para o desenvolvimento integrado de ações policiais preventivas e repressivas, com atuações ostensivas, preventivas e investigativas da Polícia Civil e Militar, nos Socorros de Urgência no Combate a Incêndio, dos Bombeiros Militar e da Pericia Oficial.
O termo prevê ainda troca de informações, vagas em cursos de formação e/ou especialização na área de segurança pública, trabalho operacional conjunto na área de inteligência, uso de viaturas, telecomunicações, equipamentos, pessoal e tudo que possa contribuir para o sucesso das ações da segurança coletiva.