Governo do Acre e BID discutem propostas de investimentos na Educação do Estado

A governadora do Acre em exercício, Mailza Assis, e o secretário de Educação e Cultura (SEE), Aberson Carvalho, receberam nesta quinta-feira, 8, em Rio Branco, representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para tratar de investimentos na educação do Estado.

Reunião tratou de investimentos em educação no Acre. Foto: Felipe Freire/Secom

Entre as propostas do banco, em parceria com o Estado, está a construção de 27 novas escolas em tempo integral, equipadas com ferramentas tecnológicas, transporte escolar, escolas-polo para técnico agrícola, energia e água para unidades de ensino do campo e indígenas, programa de formação para professores indígenas, Centro de Formação de Jovens e Adultos (EJA), fortalecimento da educação especial e bolsas para alfabetização e formação.

Mailza destacou que as parcerias e investimentos do BID na educação no Acre são essenciais para o desenvolvimento da região. Foto: Felipe Freire/Secom

“Estamos tratando hoje de uma das prioridades da nossa gestão, que é educação para todos, melhoras na infraestrutura das escolas da zona rural e das comunidades indígenas, formação dos nossos professores, acesso a mídias tecnológicas e internet. Fico muito feliz porque, com apoio do BID, estamos avançando nessa área tão importante. Queremos zerar o analfabetismo”, afirmou a vice-governadora.

Proposta representa oportunidades para que jovens acessem e concluam o ensino médio, e para o combate ao analfabetismo e à evasão escolar. Foto: Felipe Freire/Secom

O BID atua com soluções financeiras para a educação nos estados e municípios de todo o Brasil. Além das operações de crédito, apoia parceiros e secretarias com os programas Vamos Todos Aprender a Ler, uma metodologia de alfabetização já implantada em Macapá (AP) e municípios de São Paulo, e Educação na Amazônia, que leva conectividade às escolas e formação continuada aos professores da Amazônia Legal.

Outro modelo vem do Pará, com a oferta do curso de ensino técnico híbrido para cadeia de açaí, em parceria com o banco de talentos Itaú Educação e Trabalho.

“Estamos olhando o contexto de reestruturação da educação no Acre para os próximos dez, 20 anos. O investimento se divide em três etapas, para que a gente possa consolidar uma política pública e histórica na educação acreana. Estamos construindo a parceria e, com o compromisso do governador, aliado ao interesse do BID, esses investimentos vão chegar ao nosso Acre, a quem mais precisa”, disse Aberson.

Aberson explicou que SEE trabalha com metas para as próximas décadas e parceria com BID é fundamental. Foto: Felipe Freire/Secom

O especialista em educação do BID, João Cossi, explicou que o interesse de melhorar a qualidade da educação no estado partiu do governo e destacou o compromisso de investir na região. “A secretaria já tem projetos que dialogam com nossas propostas e essa parceria permitiu identificar várias ações, carências e experiências bem-sucedidas. Já colaboramos com algumas iniciativas e temos interesse de avançar nessa proposta”, destacou.

Cossi explicou que o empréstimo financiará diversas iniciativas para avanço da educação no Acre. Foto: Felipe Freire/Secom

Participaram da reunião também o diretor de Captação e Monitoramento de Recursos da Secretaria de Planejamento do Estado do Acre (Seplan), Alexandre Tostes, e Henrique Glasmeyer, representante do BID no Brasil.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter