Governador Tião Viana concedeu a comenda da Ordem da Estrela do Acre ao governador e ao presidente do Conselho Regional de Ucayali
Boas relações pessoais e sociais são fundamentadas em demonstrações de amizade, respeito e considerações. Boas relações entre países e nações também são construídas assim. Brasil e Peru, duas nações vizinhas, estão se voltando uma para outra e estreitando relações econômicas e sociais. O Acre tem dado uma grande contribuição para isso.
Na noite desta terça-feira, 26, o governador do Estado, Tião Viana, deu mais uma demonstração de que o Acre cumpre um papel fundamental na integração entre os dois países. Viana concedeu comendas da Ordem da Estrela do Acre ao governador da província peruana de Ucayali, Jorge Velásquez Portocarrero, e ao presidente do Conselho Regional de Ucayali, Nilo Demetrio Maguiña Vásquez, ambos no grau de Grande Oficial. No Brasil, o Conselho Regional é o mesmo que Assembleia Legislativa.
A cerimônia aconteceu no Palácio Rio Branco, com todas as honrarias que o momento exigia. Estavam presentes ao evento, além do governador Tião Viana, grão-mestre da Ordem da Estrela do Acre, o vice-governador César Messias, a chefe do Gabinete Civil do governador, Márcia Regina de Souza Pereira, chanceler da Ordem, e as mais importantes autoridades do Estado, entre elas o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Pedro Ranzi, o procurador-geral do Estado, Sammy Barbosa Lopes, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Élson Santiago, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre, conselheiro Ronald Polanco, deputados estaduais, secretários de Estado e autoridades civis e militares.
A Ordem da Estrela do Acre é a mais alta distinção concedida pelo Estado do Acre a personalidades consideradas dignas de reconhecimento do povo acreano. Jorge Velásques e Nilo Demétrio fizeram jus à comenda em virtude de seus esforços e contribuições para a integração regional e aproximação econômica e social das duas nações.
O governador Tião Viana falou da importância do momento e da sua representatividade como gesto de aproximação entre Acre e Ucayali. Ele lembrou que o ato foi realizado em um ambiente onde a história do Acre é retratada pelas memórias dos tratados e acordos que culminaram na anexação do Estado ao território brasileiro.
Aos novos comendadores acreanos, Tião lembrou que os dois são, a partir de agora, oficiais da Estrela do Acre. “Nós temos a mais alta confiança de que os senhores levarão a boa imagem do Acre e a grande responsabilidade da formação histórica desse povo amigo”, disse o governador.
O governador Tião Viana disse ainda que o Acre deverá realizar outras atividades de aproximação. Entre elas, deve acontecer ainda este ano um encontro de literatura e memória histórica entre peruanos, bolivianos e brasileiros. Viana ainda anunciou a implantação de uma rota aérea entre as cidades de Cruzeiro do Sul, no Acre, e Pucallpa, capital de Ucayali.
Os homenageados disseram estar muito honrados por receber tamanha distinção. Nilo Demetrio Maguiña Vásquez disse reafirmar o compromisso de seguir trabalhando pela integração entre o Brasil e o Peru. “Agradeço ao governo do Acre pelo esforço que tem feito pela integração dos nossos países”, disse.
Jorge Velásquez Portocarrero lembrou que a integração regional entre os dois países sempre foi um sonho para o Acre e para Ucayali. Ele disse que a integração é um desejo das autoridades e dos povos, haja vista que as comunidades fronteiriças já vivem uma integração há vários anos. Recentemente, lembrou o governador, um grupo de jovens brasileiros intensificou ainda mais esse processo de integração ao se mudar para Ucayali, onde agora frequentam diversas universidades peruanas cursando diferentes carreiras. “Isso acontece porque os nossos povos estão demandando”, afirmou Velásquez.
O vice-governador do Acre, César Messias, elogiou a atuação de Jorge Velásquez e disse que ele tem sido um baluarte pela integração Brasil/Peru. “Esse é um reconhecimento público pelo que ele tem feito pela integração dos nossos países e, também, um agradecimento pela maneira cordial com que tem tratado todos os brasileiros no seu país.”