Governo do Acre comemora primeiro representante do estado a dirigir a Força Nacional de Segurança Pública

O novo diretor, que é o primeiro do Norte do país a comandar o órgão, assumiu o cargo em solenidade realizada nesta quinta-feira, em Brasília

O representante do governo do Acre em Brasília, Ricardo França, participou, nesta quinta-feira, 24, na capital federal, da posse do novo diretor da Força Nacional de Segurança Pública, coronel José Américo de Souza Gaia, da Polícia Militar do Acre. Gaia é o primeiro integrante do Acre e da Região Norte do país a assumir a direção do órgão. A posse se deu no Batalhão Escola de Pronto Emprego (Bepe), instalado no Gama, região administrativa do Distrito Federal.

Posse foi prestigiada pelo representante do Acre em Brasília. Foto: Dilma Tavares

Ricardo França representou o governador Gladson Cameli no evento e destacou a importância de se ter um representante do Acre no comando da Força Nacional. “O governador Gladson Cameli me encarregou de lhe dar os parabéns e dizer do orgulho e da honra que é ter um representante do Acre na direção da Força Nacional, tão importante para o país e que tanto tem contribuído com o nosso estado”, disse.

França também ressaltou o fato de a Força Nacional ser dirigida por “um representante do Acre, que conhece a realidade do Norte, da Amazônia e das fronteiras, o que certamente potencializará a parceria e o trabalho em favor da população do estado e da região, da mesma forma que o governo do Acre está à disposição para contribuir com esse objetivo”.

Já o coronel Américo Gaia frisou a importância da integração e da troca de experiências para potencializar a ação da organização: “A Força Nacional é uma unidade integrada, que atua em parceria com os Estados, o Distrito Federal e a União, e só faltava alguém do Norte assumir a direção desse grande programa do governo federal”.

Américo Gaia substituiu o coronel Antonio Aginaldo de Oliveira, com quem já trabalhava como Coordenador-Geral de Planejamento e Operações da Força Nacional. Nascido no Mato Grosso do Sul, Gaia chegou ainda criança ao Acre, onde formou-se em Agronomia pela Universidade Federal do Acre (Ufac) e ingressou na carreira militar. É doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, além de possuir outras especializações como nas áreas de Administração, Desenvolvimento e Meio Ambiente.

Posse do coronel Gaia foi realizada pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça, brigadeiro do ar Antônio Ramirez Lorenzo. Foto: Dilma Tavares

A Hora do Norte

“Chegou a hora de a Força Nacional ter um comandante da Região Norte”, disse, ao abrir a solenidade, o secretário Nacional de Segurança Pública, Carlos Renato Paim, que destacou a importância do diretor anterior para a consolidação da Força e a experiência e competência do representante do Acre para o fortalecimento do órgão, demonstradas na própria atuação local. “A Força Nacional cresceu muito com o senhor”, disse, afirmando ainda que o conhece o suficiente para saber de sua competência.

Solenidade foi realizada em Brasília. Foto: Dilma Tavares

A posse do coronel Gaia foi realizada pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça, brigadeiro do ar Antônio Ramirez Lorenzo, que destacou a importância estratégica da Força Nacional, ao atuar em situações de crise e em todas as frentes, sejam nacionais e até internacionais, como a missão de paz no Haiti.

No evento, o coronel da PM Assis Martins dos Santos representou o secretário de Justiça e Segurança Pública do Acre, Paulo Cézar dos Santos. O comandante da PM, coronel Paulo César Gomes, foi representado pelo coronel Michel Negreiros Casagrande, representante do Estado na Secretaria de Operações Integradas das Polícias Militares (Seopi) em Brasília.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter